a3bda1b9-e8d6-4378-9b69-bca974870691_IMG_20250321_104542_767-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 16/08/2025
22:50
Atualizado há 1 minutos
Compartilhar

Khamzat Chimaev se tornou o novo dono do cinturão na categoria peso-médio ao superar Dricus Du Plessis na madrugada deste domingo (17), no UFC 319, em Chicago (EUA). Em meio a vaias, o russo derrotou o sul-americano por decisão unânime após cinco rounds "parados". Outro destaque do evento ficou com os dois nocautes iguais do brasileiro Carlos Prates e do inglês Lerone Murphy. Confira com o Lance! todos os resultados, além dos melhores momentos do card principal.

➡️ Du Plessis x Chimaev: confira card, onde assistir e horário do UFC 319

Como foi a noite de lutas no UFC 319?

Após o card preliminar, as principais duelos da noite do UFC 319 tem início agendado para às 23h (de Brasília. O evento promete confrontos cheios de intensidade entre grandes nomes do mundo das lutas.

Tim Elliott x Kai Asakura

Os lutadores são anunciados para a primeira luta do card principal.

Primeiro round
Os segundos iniciais começam praticamente a distância, com o norte-americano tentando golpes com a perna. Asakura se defendia dos chutes de Ellliot e aproveitou as aberturas certas para encaixar boas sequências de socos. Após dois cruzados fortes, Tim parece ter ficado um pouco desnorteado. O japonês encontrava bons espaços na guarda baixa do adversário, que recebeu belo chute no pé do ouvido, e aproveitou para segurar a perna de Asakura e levar o duelo para o chão.

Segundo round
O assalto seguinte começou mais intenso que o primeiro, com poder ofensivo mais ativo de Elliot. Com menor distância entre os oponentes, Asakura entrava alguns diretos efetivos, assim como cruzados certeiros. Do outro lado, o norte-americano tentava levar a luta para o chão, com sucesso um pouco antes do minuto final. A guilhotina foi encaixada nos últimos segundos para dar a vitória sofrida a Tim Elliot.

Jared Cannonier x Michael 'Venom' Page

Os lutadores são anunciados para a primeira luta do card principal.

Primeiro round
Assim como a primeira luta, as diferenças de guarda se destacam entre os oponentes: enquanto Connonier mantinha as mãos altas, Page deixava a guarda baixa. A metade inicial do assalto ficou marcada por um forte embate agarrada, com o norte-americano pressionando o rival na grade. A saída foi garantida com um "chega para lá" de MVP. Nos minutos finais, Jared voltou a travar o jogo de Venom, mas sem grandes ações. Em destaque, um "knock down" do britânico animou o público de Chicago.

Segundo round
A velocidade de movimentação de MVP esteve a todo vapor desde os primeiros segundos. Com um timing impressionante, Page encaixava golpes certeiros, que chegaram a derrubar Cannonier. De volta ao jogo preso, na grade, os lutadores foram vaiados pela torcida. O norte-americano teve breve sucesso ao derrubar o adversário com uma "banda", mas foi falho em manter a luta no chão. Depois disso, poucas ações foram efetuadas antes do fim do relógio.

Terceiro round
O início do assalto final não teve tantas mudanças em relação ao restante da luta. Um erro de entrada do MVP, que escorregou, deu a oportunidade perfeito para Cannonier assumir o controle do confronto no chão. Por cima, o norte-americano tentava entrar alguma imobilização, alterando entre arm lock e o kata-gatame. As opções pareciam grandes, mas a entrada enfrentava problemas, enquanto Michael Page defendia. O tempo ficou contra Jared, que precisava do nocaute para roubar a vitória do adversário. Michael "Venom" Page venceu por decisão unânime dos juízes.

Geoff Neal x Carlos Prates

Os lutadores são anunciados para a primeira luta do card principal.

Primeiro round
Começa a luta do brasileiro com grande expectativas. O norte-americano tentava diminuir a distância, principalmente pela grande diferença de envergadura entre os lutadores. Além disso, o brasileiro aproveitava a vantagem nos golpes de perna. A trocação era intensa na primeira metade do assalto.

O cruzado do Neal entrou, e Prates sentiu, mas não deixou de acertar fortes ataques com o joelho. Apesar da potência com as pernas, foi com um "spin back elbow" que o nocaute veio para Carlos Prates selar a vitória maiúscula sobre o norte-americano a um segundo do fim do round.

Lerone Murphy x Aaron Pico

Os lutadores são anunciados para a primeira luta do card principal.

Primeiro round
A luta não demorou para ir ao chão. Com forte e pontual movimentação, Pico tenta vencer a guarda do adversário para levar o duelo para o solo. O jogo apertado do norte-americano não agrada muito o público, mas os ataques de Murphy animavam os torcedores em Chicago. Em uma das tentativas de entrada de Aaron, o inglês aproveitou a oportunidade para repetir o golpe decisivo de Carlos Prates. Um belo "spin back elbow" foi tudo o que Lerone Murphhy precisou para nocautear o adversário a 2 minutos para o fim do primeiro round.

Luta principal da noite: Dricus Du Plessis x Khamzat Chimaev

Os lutadores são anunciados para a primeira luta do card principal.

Primeiro round
Começa a luta mais esperada da noite. Os primeiros segundos foram marcados por pura intensidade, com Chimaev entrando de uma vez para levar Du Plessis ao chão. Apesar da surpresa, o sul-africano aproveitou uma breve oportunidade para tentar um estrangulamento, o que logo foi superado. O desafiante se mantém por cima e trabalha o controle no solo para aplicar alguns golpes na cabeça de Dricus. Nos segundos finais, o campeão conseguiu sair do aperto do adversário, mas o duelo não demorou para voltar para o chão.

Segundo round
O início do segundo assalto não foi diferente do anterior. Com forte pressão, Chimaev foi para o jogo agarrado contra Dricus para tentar levar a luta - mais uma vez - para o chão. Sem muita ação, o sul-americano buscou focar na defesa abaixado, enquanto o russo acertava joelhadas nas costas do rival. A ameaça do estrangulamento era o principal "aliado" do desafiante durante quase todo o round.

Terceiro round
Assim como os dois rounds iniciais, o russo voltou a derrubar o adversário com menos de 15 segundos de disputa. Chimaev firmou o controle por cima de Du Plessis, que recebia fortes golpes do desafiante enquanto tentava se livrar do solo para impor o seu estilo de luta. O domínio do duelo está claramente nas mãos do "lobo", e Dricus "sobrevivia" sem conseguir partir para a trocação, já que a luta se mantinha na agarração no chão.

Quarto round
O início do quarto round parecia entregar uma disputa diferente dos outros, com alguns golpes em pé direcionados. Apesar disso, Chimaev não quis mudar a estratégia e logo derrubou o adversário, que não conseguia sair do controle do russo. Du Plessis enfim saiu da guarda do russo, com rápida movimentação em pé, mas a luta voltou ao solo e lá se manteve até o fim do tempo no relógio.

Quinto round
A décima queda de Du Plessis aconteceu - novamente - nos segundos iniciais do último assalto do UFC 319. Em meio a vaias, Chimaev não desistiu da eficiência do jogo agarrado no solo. Sem muitas movimentações, o duelo pelo cinturão continuou no chão. A chance necessária para Dricus virar o resultado veio com uma queda do russo, que recuperou por pouco a entrada do sul-africano. Nos segundos finais, parecia que uma grande surpresa animaria o público em Chicago, quando o defensor quase conseguiu fechar um belo estrangulamento sobre o desafiante. Mais uma vez, o tempo se tornou um problema, e a vitória já estava encaminhada: Khamzat Chimaev é o novo dono do cinturão do peso-médio.

Post do UFC para a luta entre Dricus Du Plessis e Khamzat Chimaev (Foto: Divulgação/UFC)

Luta principal do UFC 319

Uma das figuras mais polarizadoras do mundo das lutas, Chimaev se mantém invicto com 15 vitórias em 15 lutas até agora como profissional. Desde 2020, quando conquistou duas vitórias em dez dias e encantou o presidente do UFC, Dana White, o desafiante da noite não parou de crescer e hoje é um dos lutadores mais famosos do MMA.

Do outro lado, Du Plessis defendia o cinturão pela terceira vez, desde que conquistou contra Sean Strickland, no UFC 297, em janeiro de 2024, em uma decisão dividida (48-47, 47-48, 48-47). O sul-africano superou Israel Adesanya, no UFC 305, por finalização, e Sean Strickland, no UFC 312, por decisão unânime. Com a derrota, o título passa a ser do russo Khamzat Chimaev.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

FICHA TÉCNICA
UFC 319

📆 Data: 16 de agosto de 2025
⏰ Horário: A partir de 19h (horário de Brasília)
🌍 Local: United Center, Chicago, Illinois, Estados Unidos
📺 Onde assistir: streaming UFC Fight Pass (todo o card)

Card Principal (a partir das 23h):

Dricus Du Plessis x Khamzat Chimaev - cinturão peso médio - vitória por decisão unânime
Lerone Murphy x Aaron Pico - peso pena - vitória por nocaute no primeiro round
Geoff Neal x Carlos Prates - peso médio - vitória por nocaute no primeiro round
Jared Cannonier x Michael "Venom" Page - peso médio - vitória por decisão unânime
Tim Elliott x Kai Asakura - peso mosca - vitória por finalização no segundo round

Card Preliminar (a partir das 21h):

Baisangur Susurkaev x Eric Nolan - peso médio - vitória por finalização no segundo round
Gerald Meerschaert x Michal Oleksiejczuk - peso médio - vitória por nocaute técnico no primeiro round
Jéssica Andrade (BRA) x Loopy Godinez - peso palha feminino - vitória por decisão unânime
Chase Hooper x Alexander Hernandez - peso leve - vitória por nocaute técnico no primeiro round

Preliminares Iniciais (a partir das 19h):

Edson Barboza (BRA) x Drakkar Klose - peso leve - vitória por decisão unânime
Alibi Idiris x Joseph Morales - peso mosca (disputa para título do TUF) - vitória por finalização no segundo round
Karine Silva (BRA) x Dione Barbosa (BRA) - peso mosca feminino - vitória por decisão unânime

Siga o Lance! no Google News