Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

ANÁLISE: Final entre Franca e Flamengo pode consolidar uma nova hegemonia no basquete

Equipe de Helinho Garcia faz temporada perfeita e expõe superioridade sobre o Rubro-Negro, antes dono dos grandes títulos

No topo: Franca é grande favorito ao título continental sobre o Flamengo (Foto: Marcos Limonti/Franca)
Escrito por

As excepcionais atuações do Franca desde a última temporada indicam que uma nova hegemonia está perto de ser consolidada no basquete brasileiro. Desde o início da última década, o Flamengo demonstrou estar um passo à frente dos rivais com a conquista de títulos de expressão nacional, continental e internacional. Agora, com as conquistas do último NBB, Super 8 e a possível vitória na final da Champions League das Américas, que ocorre neste sábado, às 20h30 (de Brasília), o Franca pode tomar de vez a posição de dono da modalidade no país e na América Latina justamente contra o seu maior rival.

O Franca estabeleceu a marca de maior invencibilidade do basquete brasileiro na última segunda-feira, quando venceu o próprio Flamengo, no Pedrocão. Com a vitória sobre o Quimsa, da Argentina, na semifinal da "Libertadores do basquete", chegou a 45 triunfos consecutivos. Em 2021, o Flamengo quase ostentou o novo recorde, antes do COC Ribeirão Preto (43), mas parou nas 42 vitórias seguidas.

+ Franca x Flamengo: horário e onde assistir à final da Champions League das Américas

É claro que, para alcançar o que fez o Flamengo desde a criação do NBB, o Franca terá que manter um projeto muito bem estruturado durante longos anos. O Rubro-Negro soma sete troféus da liga de basquete brasileiro em 13 edições disputadas. São, portanto, mais títulos que derrotas na competição. Além disso, venceu duas vezes o torneio continental, em 2014 e 2021, e ergueu dois Mundiais.

Mas o Franca, que conquistou o seu primeiro título do NBB na última temporada, sobre o Flamengo, lapida uma "nova Era" há alguns anos. Em 2019, foi vice-campeão da competição nacional para o Rubro-Negro, mas faturou o Super 8 no início de 2020. Agora, se mostra uma equipe praticamente imbatível no Brasil e em toda a América Latina. Falta apenas a conquista do continente.

Foram nove vitórias na Champions League das Américas 2023 até o momento. Nenhuma equipe se mostrou disposta a vencer os comandados de Helinho. Nem mesmo o Flamengo, com boas peças e o grande treinador Gustavo de Conti, conseguiu parar Lucas Mariano, Georginho, David Jackson e companhia.

A decisão pode se tornar uma passagem definitiva de bastão diante da hegemonia do Flamengo nos últimos anos. Pode ser, também, o momento de respiro do Rubro-Negro, que obviamente não quer perder mais uma vez para o Franca. Mas a tendência é que o novo reinado se estabeleça. Se vai ficar por muitos e muitos anos, só o tempo dirá.