Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ana Marcela Cunha conquista o pentacampeonato mundial dos 25km da maratona aquática

Em prova que durou cinco horas e vinte quatro minutos, a brasileira superou a alemã Lea Boy e venceu mais um Mundial<br>

Ana Marcela Cunha vence pela quinta vez o Mundial de Maratona Aquática (Foto: FERENC ISZA / AFP)
Escrito por

Ana Marcela é pentacampeã mundial dos 25km da maratona aquática. A brasileira venceu a prova nesta quinta-feira em Budapeste, na Hungria, com um tempo de 5h24m15s0. A atleta deixou para trás a alemã Lea Boy por dois décimos, que fez 5h24m15s2, e a holandesa Sharon van Rouwendaal, que ficou com o bronze, com 5h24m15s3.

+ Mundial de Surfe: entenda o panorama dos brasileiros após a etapa de Saquarema

A brasileira se manteve no primeiro pelotão desde o início da prova. Ana Marcela Cunha começou a acelerar o ritmo das braçadas na última volta e pulou para a primeira colocação. Ainda na última curva, seguiu na liderança, mas estava pressionada pela alemã Lea Boy e, por menos de um segundo, venceu a prova.

- Eu nem sabia se eu ia nadar essa prova. Eu até o final tentei manter o máximo de técnica possível para não sentir dor. Tentei economizar energia. O querer faz muita diferença é o que eu já vivi. Poucas pessoas sabem o que é perder uma Olimpíada (não se classificou para as Olimpíadas de 2012, em Londres), não nadar bem em casa (foi 10ª na Rio 2016), e saber dar a volta por cima (Ouro em Tóquio-2020). Ao longo de 16 anos de carreira eu aprendi muita coisa, então eu soube ter sangue frio e esperar o momento certo - declarou a atleta.

Esta é a 15ª medalha de Ana Marcela Cunha em Campeonatos Mundiais. São cinco ouros na prova dos 25km, dois ouros e três bronzes na de 5km, uma prata e três bronzes na de 10km, e uma medalha de prata na competição por equipes. Neste ano, na etapa de Budapeste, a brasileira já havia sido campeã dos 5km e ficou com o bronze na de 10km.