Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Candidato único à eleição da Aiba é acusado de tráfico de drogas

O empresário Gafur Rakhimov é apontado pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos como 'um dos principais criminosos do Usbequistão, ligado ao tráfico de heroína'

Empresário assumiu a presidência da Aiba de forma interina após afastamento de C.K. Wu (Foto: Aiba)
Escrito por

A Associação Internacional de Boxe (Aiba) anunciou nesta quarta-feira o empresário Gafur Rakhimov, do Usbequistão, como candidato único para as eleições presidenciais da entidade, que acontecem no próximo mês, em Moscou. A definição ocorreu após a apresentação de um documento redigido pela entidade com o título "candidatos aprovados".

Na Associação, Rakhimov ocupa o cargo de presidente como interino, posição que assumiu após ser constatado que o ex-mandatário, o taiwanês C.K. Wu, cometeu fraudes financeiras na entidade. O empresário é apontado pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos como "um dos principais criminosos do Usbequistão, ligado ao tráfico de heroína". Desta forma, a jurisdição norte-americana proíbe que qualquer cidadão firme relações comerciais com Rakhimov.

Mediante a situação, o Comitê Olímpico Internacional (COI) desaprova a presença do cartola usbeque e ameaça tirar o boxe dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Para que a situação seja revertida, o presidente da entidade exige que a Aiba adote mudanças administrativas e econômicas que devem ser anunciadas até o final de 2018.