Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

49ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela começa neste domingo

Tradicional Desfile dos Barcos e regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil abrem a competição que vai ser disputada até o dia 30<br>

Acervo SIVI (Edu Grigaits e Aline Bassi / Balaio de Ideias)
Escrito por

Tudo pronto para começar a 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. A maior competição de vela oceânica da América do Sul tem início neste domingo, 24, com o tradicional Desfile dos Barcos no Canal de São Sebastião, às 11h. Em seguida, às 12h10, será dada a largada para a regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil – classes ORC, BRA-RGS (A e B) e Clássicos. Na sequência, às 12h20 largam os veleiros da BRA-RGS (C), Bico de Proa (A, B e C), Mini e Multicasco na Regata Ilha Toque Toque e às 12h30 os veleiros C-30 e HPE-25 na Regata Renato Frankenthal.

“Esse ano temos a participação de 115 barcos e cerca de mil velejadores do Brasil e da Argentina. O Yacht Club de Ilhabela montou uma estrutura que oferece as melhores condições possíveis para um bom desempenho dos competidores. Com certeza, o público irá acompanhar disputas equilibradas em todas as classes e será um evento inesquecível”, explica Cuca Sodré, diretor técnico da Semana de Vela de Ilhabela.

Com quatro participações nos Jogos Olímpicos e duas medalhas de bronze (Seul 1988 e Atlanta 1996), Lars Grael fala do seu retorno à SIVI e analisa a participação do barco Argos, da classe ORC, na Regata de Alcatrazes.

“Pra mim foi um prazer reencontrar a tripulação do Argos, um barco de Ubatuba, que tem como comandante o Jaime Cupertino. É uma tripulação experiente de Ubatuba e traz elementos que vinham velejando há algum tempo e um amigo de uma vida inteira como o Clínio de Freitas, e tem o Alfredo Rovere, que é um bom proeiro. A nossa ideia é tentar fazer o melhor possível porque o Argos não é favorito. Mas vamos tentar fazer uma boa regata. O treino de sexta-feira já deu pra ter uma ideia dos afazeres que precisamos fazer no barco para melhorá-lo pra regata deste domingo. A previsão é de vento muito fraco e isso se torna um desafio, a não ser que o vento surpreenda positivamente. Então é fazer a preparação e já estar mentalizando para a estratégia, para tática para suportar uma calmaria muito grande”, disse Lars.

A Argentina marca presença com seis barcos na disputa e o Katara, de Julian Somodi, não teme os principais favoritos na disputa, o Crioula 52 de Eduardo Plass e o Phoenix, de Eduardo Souza Ramos, além dos medalhistas olímpicos na disputa: "No começo do ano na Buenos Aires - Punta del Este ganhamos algumas regatas dos principais brasileiros como o Crioula , tivemos um bom desempenho. Sabemos que tem uma constelação, grandes nomes aqui e barcos muito fortes, mas não temos medo. Vamos para o desafio aqui em Ilhabela", disse.

Quem está de volta à Semana de Vela de Ilhabela após onze anos é o bicampeão olímpico Robert Scheidt, que será o timoneiro do Caballo Loco. O velejador explica um pouco da sua função no barco da classe C-30 em barco comandado por Mauro Dottori.

“O timoneiro tem que estar muito concentrado com a velocidade do barco, em fazer o barco andar na maior velocidade que é possível. Então ele conversa muito com quem está regulando as velas, a da frente e a grande. Também na largada é muito importante o posicionamento que o timoneiro vai dar, a aceleração para a largada, o tempo, para tentar colocar o barco em vantagem. O timoneiro é uma posição bastante importante, mas como é uma engrenagem todas as funções são importantes, principalmente a comunicação entre os tripulantes”.

Além de Robert Lars e Clínio, o evento tem as presenças dos bicampeões olímpicos, Torben Grael (Lady Lou) e Martine Grael (Danadão). Os velejadores olímpicos Marco Grael (Phoenix), Samuel Albrecht (Crioula 52) e Gabriela Nicolino (Danadão) também estão presentes, assim como André Fonseca (Phoenix), o Bochecha, com participações olímpicas e na The Ocean Race, a Regata Volta ao Mundo. Maurício Santa Cruz (Three Musketeers), pentacampeão mundial e com dois ouros Pan-Americanos, também marca presença.

As disputas ocorrem nas classes ORC, BRA-RGS, C-30, HPE-25, Clássicos, Bico de Proa, Mini e Multicasco. A programação de regatas do evento consta no site - . https://www.sivilhabela.com.br/programacao/