A Copa São Paulo de Futebol Júnior, a popular Copinha, abre a temporada 2023 do futebol brasileiro no dia 2 de janeiro. Ao todo, serão 128 times e cerca de 3.800 jovens em busca do título de campeão na competição de base mais importante do país. A conquista, no entanto, não tem muita importância financeira.
Como de costume, não haverá premiação em dinheiro para o campeão da Copinha. De acordo com a Federação Paulista de Futebol (FPF), que organiza a competição, o investimento - em juízes, estádios e equipes de trabalho - é muito alto e a principal função do torneio é revelar talentos.
+ Copinha 2023: qual é o limite de idade para jogar a Copa São Paulo de Futebol Júnior?
As únicas premiações previstas no regulamento da Copinha são um troféu e 40 medalhas para os clubes que terminarem na primeira e segunda colocação. Os prêmios são entregues após o fim da final, que está marcada para 25 de janeiro.
+ Regulamento da Copinha 2023: veja formato de disputa, critérios de desempate e mais
COPINHA PODE RENDER LUCRO FUTURO
A principal forma de arrecadação acontece após o fim da Copinha. Primeiro, os clubes têm um ganho técnico com o uso de novos talentos no time profissional. Em seguida, cada equipe pode enfim lucrar financeiramente com a venda das principais promessas.
Pelo lado dos atletas, a participação na Copinha pode representar uma mudança de vida. Muitos jogam em cidades pequenas pelo Brasil e conseguem usar a competição como palco para chamar a atenção dos grandes clubes e garantir um futuro diferente.