Há exatos oito anos, morria o holandês Johan Cruyff, vítima de câncer no pulmão, aos 68 anos de idade. Cruyff foi líder da campanha histórica da seleção holandesa na Copa do Mundo de 1974, que passou a ser chamada de "Laranja Mecânica", e um dos maiores ídolos da história de Ajax e Barcelona. Mas por que Cruyff não usou a camisa com três listras da Adidas naquele Mundial?

Na Copa de 1974, a rivalidade entre Adidas e Puma alcançou seu ápice por causa de Cruyff. O astro era patrocinado pela Puma, que fornecia as chuteiras do jogador, enquanto a seleção da Holanda tinha contrato com a Adidas, conforme informações do UOL.

O uniforme da Adidas com suas três listras era inconfundível e representava um conflito direto com o contrato de Cruyff. A solução encontrada foi a confecção de uma camisa especial para o jogador com apenas duas listras ao longo das mangas. Dessa forma, ele seguiu calçando chuteiras da Puma.

Com seu uniforme “diferenciado”, o craque holandês comandou a seleção numa campanha histórica, que também marcou a rivalidade entre Adidas e Puma, embora a Holanda não tenha vencido a Copa do Mundo de 1974.