A AFA (Federação de Argentina de Futebol) aprovou nesta sexta-feira (31) a mudança de nome da primeira divisão do Campeonato Argentino. A partir de 2026, a competição passará a se chamar "Torneo Mercado Libre" devido a um acordo com a empresa Mercado Livre. A duração será por dois anos e quatro torneios.
O evento, que aconteceu na sede da entidade máxima do futebol argentino, contou com a presença de Juan Lavista, vice-presidente de marketing e comércio da empresa de tecnologia.
- É evidente que o futebol é o esporte mais popular e com maior alcance na Argentina. Já participávamos de outros torneios, mas faltava uma presença diária mais forte. Estávamos presentes na Copa Libertadores e na Copa Sul-Americana, mas queríamos nos conectar com todos os argentinos - explicou Lavista.
A empresa argentina também enfatizou que possui o desejo de fomentar o comércio eletrônico dentro do país. Inclusive, o VP de marketing brincou dizendo que seu objetivo principal é chamar a atenção dos 45 milhões de argentinos.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
Como funciona a Liga Argentina?
Embora a proximidade e por fazer parte do futebol sul-americano, o Campeonato Argentino é bem diferente da tradicional disputa brasileira. A temporada possui dois campeonatos, a "apertura" e a "clausura".
Isto é, como se o Brasileirão fosse dividido em duas competições, com abertura (que seria o primeiro turno) e fechamento (que seria o segundo turno). No caso do Campeonato Argentino, são 30 equipes divididas em dois grupos de 15, que disputam a fase de grupos e vão avançando no mata-mata.
Os campeões de apertura e clausura garantem vaga direta para a Libertadores, enquanto as outras competições continentais são preenchidas de acordo com a pontuação geral das equipes não campeãs.
Maradona é do povo, diz mural em Buenos Aires
Maradona é do povo, diz mural em Buenos Aires
Maradona com a camisa do Boca Juniors
Maradona com a camisa do Boca Juniors
Maradona comemorando um de seus gols
Maradona comemorando um de seus gols
Maradona em mais um painel em Buenos Aires
Maradona em mais um painel em Buenos Aires
Maradona e Messi juntos comemorando o título da Copa do Mundo
Maradona e Messi juntos comemorando o título da Copa do Mundo