Pesquisa realizada pela prefeitura do Rio de Janeiro mostrou o impacto do futebol carioca na economia da cidade. Em 2023, os jogos de Botafogo, Flamengo, Vasco e Fluminense movimentaram R$ 1,9 bilhão no Rio. A informação é do "ge".

O estudo levou em conta as movimentações financeiras geradas pelos jogos realizados “dentro” e “fora” do Rio pelos quatro grandes clubes e mensurou o impacto não só nos estádios, mas também em locais como bares e restaurantes, que mobilizam uma grande quantidade de torcedores.

- O objetivo do estudo é mostrar o futebol carioca sob o ponto de vista econômico, já que além de ser alegria e divertimento, também é um grande vetor de desenvolvimento econômico para a cidade - disse, no estudo, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Marcel Balassiano.

Ainda segundo o subsecretário, essa lógica vale também para os jogos realizados fora da cidade, já que "é do espírito carioca ocupar as ruas, e os bares ficam lotados de torcedores acompanhando as partidas dos seus times e dos adversários também".

A pesquisa utilizou fontes públicas de informação, além de reportagens publicadas na imprensa.