Surfista brasileiro João Chianca sofre acidente no Havaí

Atleta de 23 anos foi resgatado das águas da praia de Pipeline e foi levado ao hospital, onde permanece em condição estável, segundo seu irmão Lucas Chumbo.

Brasileiro ficou na quarta colocação no Mundial de Surfe e garantiu vaga em Paris 2024 (Foto: Pat Nolan/World Surf League)
Escrito por

João Chianca, conhecido como Chumbinho, sofreu um acidente na praia de Pipeline, no Havaí, no domingo (3). Segundo o seu irmão, o surfista Lucas Chumbo, que estava no local do acidente, comunicou que ele estava “bem, estável e consciente”. Conforme o relato de testemunhas, o brasileiro perdeu brevemente a consciência no mar ao sofrer uma queda.

Sobre o ocorrido com Chumbinho, a Liga Mundial de Surfe (WSL), emitiu um comunicado agradecendo a North Shore Lifeguards Association, organização de salva-vidas local, e toda a comunidade de North Shore pela reposta imediata e eficaz para garantir a segurança de Chianca.

➡️Prêmio Brasil Olímpico: o que os candidatos a Atleta do Ano fizeram em 2023?

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

João Chianca, o “Chumbinho”, foi campeão da etapa de Peniche, em Portugal (Foto: WSL/Divulgação)

➡️Com nota histórica, Rayssa Leal é campeã da SLS Super Crown

— Após uma lesão sofrida durante um free surfe em Pipeline neste domingo, João Chianca, o Chumbinho, foi socorrido e está recebendo cuidados no Hospital em Honolulu. Estamos em contato com a sua família que agradece o carinho e apoio de todos. Estamos gratos à North Shore Lifeguards Association e a toda comunidade do North Shore pela sua resposta imediata e eficaz para garantir a segurança do João — disse a nota.

➡️ COB divulga lista de candidatos a Melhor Atleta de 2023

A temporada de 2023 foi a melhor para Chumbinho, com o título na etapa de Portugal e outros eventos na Liga que o levaram a chegar ao top 5 no circuito mundial, em setembro. O surfista, que é filho do ex-surfista Gustavo Chumbão e irmão mais novo de Lucas Chumbo, especialista em ondas gigantes, terminou na quarta colocação na WSL de 2023, posição que fez com que ele obtivesse uma vaga em Paris 2024