Botafogo x Goiás - jogadores do Botafogo comemorando o gol

Botafogo voltou a pontuar no Brasileirão (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Fernanda Teixeira
09/10/2019
22:14
Rio de Janeiro (RJ)

O Botafogo respira aliviado no Campeonato Brasileiro. Depois de cinco rodadas sem vencer, com quatro derrotas consecutivas, o time enfim conseguiu uma vitória sobre o Goiás, por 3 a 1, nesta quarta-feira, no Nilton Santos. Com gols de Gabriel, João Paulo e Leo Valencia, o time comandado pelo técnico interino Bruno Lazaroni teve boa atuação na partida válida pela 24ª rodada do torneio nacional e ganha moral para a sequência da temporada. 

Ainda sem nome definido para substituir Barroca, demitido no último domingo, o Alvinegro segue em busca de um novo comandante, com Alberto Valentim como o mais cotado entre os nomes em pauta. O resultado desta quarta deixa, ao menos, a impressão da casa um pouco mais arrumada para o futuro treinador do Glorioso.

MAIS MOTIVAÇÃO

Botafogo x Goiás - Diego Souza
Diego Souza teve boa atuação (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

A mudança de comando parece ter dado um novo ânimo aos jogadores do Botafogo. O time não era brilhante tecnicamente, mas tinha mais iniciativa em comparação com as últimas partidas, ainda que com algumas falhas. A vontade de vencer do time era nítida, a torcida sentiu a mudança e passou a apoiar. O nervosismo visto no clássico contra o Fluminense, com decisões precipitadas e finalizações sem rumo não se repetiu, o que também contribuiu para o resultado positivo.

Bola parada funciona

Botafogo x Goiás - João Paulo
Camisa 5 foi destaque na bola parada (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

As melhores chances do Botafogo no primeiro tempo tiveram origem em lances de bola parada, todas saídas dos pés de João Paulo. O gol de Gabriel foi marcado após cobrança de escanteio, desviada por Marcelo Benevenuto. Minutos depois, Fernando mandou uma bola no travessão e Cícero teve um gol anulado em duas cobranças de falta na medida do camisa 5. Com a bola rolando, Gustavo Bochecha também teve boa chance de abrir o placar, depois de Diego Souza trabalhar como pivô. Na segunda etapa, o time também teve boas chances.

Mudanças funcionam

Botafogo x Goiás
Valencia marcou o terceiro gol (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

Ao contrário de outros jogos, em que as mudanças promovidas por Barroca não foram capazes de mudar o panorama das partidas, as mexidas do interino Bruno Lazaroni deram resultado. Leo Valencia entrou bem e em uma das primeiras participações marcou o terceiro gol, que deu tranquilidade à equipe em um momento que sofria pressão no jogo. Alan Santos e Lucas Barros também cumpriram bem as funções e foram importantes na marcação. 

Regularidade premiada

Botafogo x Goiás - Gabriel
Gabriel abriu o placar para o Alvinegro (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

Gabriel e João Paulo têm sido os jogadores mais regulares do Botafogo na temporada, como homens de confiança e titulares desde o início da temporada. Na noite desta quinta feira, os dois foram fundamentais na vitória sobre o Goiás. O zagueiro abriu o placar e marcou o primeiro gol com a camisa alvinegra e o meia voltou a atuar bem, lembrando o jogador que se destacou na temporada de 2017, antes de sofrer grave lesão na perna. 

Contra-ataques mais organizados

Botafogo x Goiás - Pimpão
Pimpão participou do terceiro gol (Cesar/Ofotografico/Lancepress!)

Depois de sair na frente no placar, na primeira etapa. O Botafogo organizou a defesa e passou a marcar no próprio campo. Com a defesa bem postada, os Goiás tinha dificuldades de se aproximar e recorria com frequência às bolas alçadas na área, sem sucesso. Com isso, o Alvinegro passou a encaixar alguns contragolpes de forma mais organizada. Em um deles, conseguiu o segundo gol, com o João Paulo e ficou com vantagem confortável no placar. O terceiro de Leo Valencia também saiu de uma jogada iniciada por Cícero, seguida de um bom cruzamento de Pimpão para o chileno.