Futebol Paranaense

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Paraná vence o CRB-AL em Maceió e garante volta à elite após dez anos

Clube paranista fez 1 a 0, confirmou acesso e retornou à Primeira Divisão com uma rodada de antecipação graças aos tropeços de Oeste e Londrina, também neste sábado

Festa paranista em Maceió (Foto: Twitter/ Esporte Banda B)
Escrito por

Após dez anos, o Paraná está de volta à elite do futebol brasileiro! O acesso veio com a vitória por 1 a 0 sobre o CRB-AL, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, e com os tropeços dos concorrentes. Assim, o Tricolor chegou a marca de 63 pontos e garantiu a vaga na Primeira Divisão. Concorrentes na briga pelo acesso, o Oeste perdeu para o rebaixado ABC por 2 a 0 e o Londrina empatou sem gols com o líder América-MG.

Com a igualdade do time mineiro e a vitória do Internacional sobre o Goiás por 2 a 0, a disputa pelo título seguirá até a última rodada, já que a diferença caiu para dois pontos (70 a 68). O Coelho recebe o CRB-AL, no Independência, enquanto o Inter pega o Guarani, no Beira-Rio. Todas as partidas acontecem no próximo sábado, às 17h30, de Brasília.

- Hoje é um momento de falar pela emoção. É indescritível. Temos que agradecer a toda essa torcida. E temos que lembrar sempre do Pessalli, que nos ajudou lá de cima. Torcedor, comemore. Acabou! - desabafou o zagueiro Eduardo Brock, capitão paranista, relembrando de Jonas Pessalli, ex-jogador paranista que faleceu em um acidente de carro no meio do ano.

O desabafo não foi à toa. O Paraná caiu em 2007 e a cobrança para buscar o acesso era grande. Em alguns momentos (nos jogos contra Oeste e Santa Cruz), o time demonstrou sentir a pressão. Mas na tarde deste sábado o clima era de tranquilidade.

Precisando do resultado, o time paranista pressionou muito no primeiro tempo. Robson e Feijão, de longe, exigiram boas defesas do goleiro Edson Kolln, do CRB. Já o meia Zezinho apareceu na cara do gol, mas chutou em cima do arqueiro.

Na etapa final, sabendo dos demais resultados (ABC 2x0 Oeste e Londrina 0x0 América-MG), o Paraná passou a pressionar e arriscar ainda mais. Até que, aos 17 minutos, Alemão fez uma bonita jogada e cruzou para atrás, mas o zagueiro Audálio, do time alagoano, tentou cortar e marcou contra. 1 a 0 Tricolor.

- Sentimento indescritível. Eu avisei aos companheiros e ao professor que eu ia entrar e ajudar muito - comemorou o atacante Alemão, que saiu do banco de reservas e entrou na vaga de Zezinho.

Com a vitória por 1 a 0, o Paraná passou a travar o jogo e esperou o tempo passar para comemorar o acesso à elite do futebol brasileiro após dez anos. A equipe levou apenas um susto, em uma grande defesa do goleiro Richard.

- O sentimento é único. Esta equipe está de parabéns. Sofremos, tivemos dúvidas e fomos merecedores. Agora o torcedor pode falar com todo o orgulho: o Paraná é Série A - gritou o meia Renatinho, principal jogador paranista na campanha.