Futebol Paranaense

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Marcos vai se tornar o segundo jogador que mais atuou pelo Paraná

Com 326 jogos, goleiro igualou a marca do ex-volante Hélcio no clássico

Goleiro Marcos foi o destaque do Paraná na primeira partida da semifinal, contra o Atlético-PR (Giuliano Gomes/ PR PRESS)
Escrito por

A semana será especial para o goleiro Marcos, do Paraná. O jogador vai se tornar o segundo jogador que mais vezes vestiu a camisa na história do clube. Com 326 atuações, o atleta conseguiu igualar o ex-volante Hélcio.

Atrás apenas de Ageu no quesito partidas disputadas pelo Tricolor, a marca do ex-meio-campista será superada nesta quinta-feira, contra o Estanciano-SE, pela Copa do Brasil. O jogo é válido pelo duelo da volta da primeira fase da competição.

Revelado pelo Paraná Clube, Marcos carrega a marca de só ter defendido o Tricolor no futebol brasileiro. As outras equipes que ele atuou foram na Europa: Marítimo-POR, Renate-ITA, Braga-POR e Feirense-POR.

Pelo time paranaense, ele estreou no dia 26 de fevereiro de 1997, diante do Londrina, quando tinha apenas 20 anos de idade. O arqueiro entrou ainda no primeiro tempo na vaga do lesionado Régis.

O grande momento dele com a camisa paranista foi na Copa João Havelange em 2000, quando o Paraná foi campeão do Módulo Amarelo (equivalente a Segunda Divisão) e teve na defesa o ponto forte - somando todas as fases da competição, a equipe sofreu apenas 19 gols em 29 jogos disputados. O Tricolor caiu nas quartas de final, em jogos polêmicos diante do Vasco Gama - que viria a ser campeão. 

Mais tarde, em 2002, Marcos foi um dos protagonistas na luta do Paraná contra o rebaixamento à Série B do futebol brasileiro. A salvação veio somente na última rodada, após um empate por 2 a 2 longe de casa com o Figueirense, aliado a um gol nos minutos finais no confronto entre Vitória e Palmeiras, que beneficiou o clube de Curitiba.

Logo após o bom aproveitamento na Série A, o jogador foi negociado com o futebol português. Ficou na Europa por mais de dez anos, quando decidiu retornar ao Paraná em 2013. Na temporada passada, diante do CRB, Marcos atingiu a marca de 300 jogos pelo Tricolor, sendo homenageado pela diretoria e pela torcida.

Agora, prestes a escrever mais ainda o nome na história do clube paranista, Marcos tem o objetivo de colocar o Tricolor novamente na final de um Estadual e conquistar o almejado retorno à elite do futebol brasileiro.

Confira a relação dos atletas que mais jogaram pelo Paraná:

Ageu - 346 jogos
Hélcio - 326 jogos
Marcos - 326 jogos
Régis - 317 jogos
Lúcio Flávio - 307 jogos