Futebol Paranaense

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dupla Atletiba recusa Globo de novo e confirma finais do Paranaense na web

Páginas oficiais no Facebook e canais dos clubes no Youtube novamente transmitem os clássicos entre Atlético-PR e Coritiba

Arte de promoção da final inédita no futebol brasileiro, transmitida na internet.(Divulgação)
Escrito por

Na noite desta quinta-feira, o Atlético-PR e Coritiba confirmaram que as duas finais do Campeonato Paranaense não serão transmitidas pela televisão. Assim como o Atletiba da primeira fase, os duelos têm transmissão no Youtube e canais dos clubes no Facebook.

As duas equipes não venderam os direitos de transmissão de seus jogos no Campeonato Paranaense de 2017, o que possibilita a realização desta iniciativa inovadora. A Rede Paranaense de Comunicação (RPC), filiada da Rede Globo, ofecereu apenas R$ 1,5 milhão a cada um - no ano passado, o valor era de R$ 2,2 milhões.

As partes chegaram a se reunir agora com a emissora para verificar possibilidades sobre as decisões, mas principalmente o Furacão não queria negociação - o Coxa ainda era aberto às conversas. Se chegasse a um acordo, de R$ 2 milhões a cada um, a RPC ainda teria que pagar os outros dez clubes que assinaram com ela devido à uma cláusula: R$ 1 milhão ao Paraná, R$ 500 mil ao Londrina e R$ 500 divididos entre ou outros oito. Ou seja, as finais teriam um custo de R$ 6 milhões. Outros canais também demonstraram interesse, mas o poder econômico era ainda menor. As diretorias ainda cogitaram cobrar R$ 10 pela transmissão, porém recuaram.

A questão financeira, mais uma vez, foi alinhada com o Youtube, que fez uma parceria com as equipes e não cobrou o streaming no clássico anterior - o custo caiu consideravelmente e ainda teve apoio do Esporte Interativo, que "emprestou" seus profissionais e estrutura gratuitamente. Algo que será repetido no Couto Pereira e na Arena nos dois próximos domingos.

Na partida válida pela quinta rodada do Estadual, que foi adiada pela Federação Paranaense de Futebol (FPF) no dia 17 de fevereiro e jogada no dia 1 de março, a transmissão foi um sucesso, valorizando a imagem dos clubes e fortalecendo os seus canais de geração de conteúdo. Milhões de pessoas foram impactadas em todo o mundo.

Na somatória dos dados das transmissões no Facebook e no YouTube dos dois clubes, foram contabilizados 16.826.197 minutos assistidos durante o clássico, resultando em cerca de 850.000 interações. O pico de acessos simultâneos foi de 208.500 pessoas.

Confira a comparação entre os clássicos entre Atlético-PR e Coritiba através da internet:

Atletiba realizado
Facebook: Atlético-PR 2,1 milhões / Coritiba 891 mil
Youtube: Atlético-PR 384 mil / Coritiba 244 mil

Atletiba cancelado
Facebook: Atlético-PR 1,2 milhões / Coritiba 773 mil
Youtube: Atlético-PR 455 mil / Coritiba 224 mil