Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Semifinal da Taça Guanabara em Juiz de Fora: Fla alerta sobre segurança

Definição aconteceu após longa espera na Ferj, apesar das tentativas longas de levar a partida para outro lugar que não fosse JF. Jogo do Flu pode mudar para o  Engenhão

Divulgação
Escrito por

A Ferj e os clubes bateram o martelo. A semifinal da Taça Guanabara entre Flamengo e Vasco, no sábado, será em Juiz de Fora, no estádio Mário Helênio. O horário já estava definido: às 18h30. O clássico vai para fora do Rio por causa da liminar que determina torcida única nos confrontos entre os rivais. Nas arquibancadas, a divisão de torcedores será meio a meio. 

A confirmação se deu após longa espera e discussão envolvendo os dirigentes, que se aprofundou após o conselho técnico da Série A na CBF. O vascaíno Eurico Miranda chegou a ir à Ferj, mas, assim como Eduardo Bandeira de Mello, passou a resolver as coisas via telefone. 

Inicialmente, a tentativa foi levar para Brasília. Sem garantia de policiamento, Manaus entrou no páreo, empurrada pelo Vasco. Mas a distância fez a diferença. A TV Globo não topou a ideia, por questões operacionais.

Então, a opção foi Juiz de Fora, que tem recebido os grandes do Rio nos últimos anos (teve até um Flamengo x Botafogo pelo Brasileirão do ano passado). O presidente da Federação Mineira, Castellar Neto, inclusive, estava na CBF. Isso facilitou os contatos. O jogo do Tupi, time de Juiz de Fora, contra a URT, foi antecipado para as 11h de sábado para que o clássico carioca fosse marcado lá.

Apesar do desfecho já após o horário planejado, o presidente rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello, demonstrou preocupação com a mudança do jogo para Minas, deixando claro que não queria a partida lá.

- Dissemos que éramos contra. Fomos alertados sobre os riscos à segurança. Chegamos a avaliar, mas dissemos claramente que éramos contra. Fomos contra. Aceitaríamos Brasília e São Paulo. São Paulo não foi possível. Brasília ainda estava sendo negociado - disse o dirigente ao LANCE!.

Na Ferj, por outro lado, a versão é que não seria possível aguardar mais do que foi aguardado para marcar o local da partida. Os dirigentes ficaram esperando uma garantia oficial da secretaria de Segurança do Distrito Federal, mas ela não apareceu. Nesse meio tempo é que houve idas e vindas, com São Paulo entrando na jogada e rejeitando também a partida por questões de segurança. Ao fim das contas, a solução foi agradecer à Federação Mineira pela disponibilidade e marcar o jogo na cidade que é "praticamente Rio".

MAIS MUDANÇA?

Como Flamengo x Vasco será em Minas Gerais, existe a chance de que a Ferj puxe o Fluminense x Madureira para o Nilton Santos, o Engenhão. Este jogo será às 16h30 de sábado.

Com campanha melhor na fase de grupos, o Flamengo tem a vantagem do empate sobre o Vasco.