Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Regulamento da Copinha 2023: veja formato de disputa, limite de idade e critérios de desempate

Copa São Paulo de Futebol Júnior abre a temporada do futebol brasileiro em 2 de janeiro

Copinha abre a temporada do futebol brasileiro (Foto: Divulgação/Vitória)
Escrito por

A Copa São Paulo de Futebol Júnior, a popular Copinha, abre a temporada 2023 do futebol brasileiro no dia 2 de janeiro. Ao todo, serão 128 times e cerca de 3.800 jovens em busca do título de campeão na competição de base mais importante do país. Abaixo, o LANCE! detalha o regulamento do torneio.

FORMATO DE DISPUTA
O sistema de disputa será o mesmo das últimas edições. Na primeira fase, as 128 equipes se dividem em 32 grupos de quatro. Classificam-se para o mata-mata os dois primeiros colocados de cada chave. A partida da segunda fase, os confrontos serão eliminatórios e definidos em jogos únicos. Em caso de empate, uma disputa de pênaltis definirá o classificado.

LIMITE DE IDADE
Para participar desta edição da Copinha, os atletas devem ter nascido entre 2002 e 2007. Dessa forma, o torneio pode ter jogadores de 15 até 21 anos - dependendo do aniversário de cada um.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de igualdade de pontos na fase de grupos, aplicam-se sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

1. Maior número de vitórias;
2. Maior saldo de gols;
3. Maior número de gols marcados;
4. Menor número de cartões vermelhos;
5. Menor número de cartões amarelos;
6. Confronto direto (somente no empate entre dois clubes);
7. Sorteio público na sede da FPF.

Palmeiras é o atual campeão da Copinha (Foto: Rodrigo Corsi/Copinha)

ACUMÚLO DE CARTÕES E SUSPENSÃO
Os atletas que receberem dois cartões amarelos deverão cumprir suspensão na partida seguinte. A contagem de cartões será zerada após o fim da fase de grupos. No entanto, se um jogador receber o segundo cartão na terceira rodada, ele terá que cumprir suspensão na fase seguinte.

TEM ÁRBITRO DE VÍDEO?
Caso obtenha as autorizações necessárias, a FPF poderá utilizar a tecnologia da arbitragem de vídeo a partir das quartas de final, semifinal e final. ​Não há, no entanto, obrigatoriedade de VAR em nenhum jogo da Copinha 2023.

ESTÁDIO DA FINAL
Caso um clube da capital de São Paulo alcance a final como detentor da melhor campanha, a partida será realizada em seu respectivo estádio. Caso dois clubes da capital paulista alcancem a final, o duelo será no estádio do time com a melhor campanha. Se a final for entre dois clubes de fora da capital de São Paulo, a FPF ficará responsável por indicar o local da decisão, sendo estabelecido que o mando de jogo será da equipe de melhor campanha.