Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Prefeitura do Rio projeta 50% de público a partir de setembro apenas para torcedores vacinados

Plano é que os clubes possam receber 100% do público nos estádios já em outubro; projeto faz parte do plano do fim das restrições da pandemia da Covid-19

Maracanã recebeu público na final da Copa América (Foto: Reprodução / Twitter: Maracanã)
Escrito por

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou, nesta quinta-feira, que os estádios da cidade poderão voltar a receber público a partir do dia 2 de setembro. No primeiro momento, apenas 50% da capacidade será liberada para torcedores vacinados contra a Covid-19 com as duas doses ou a dose única. Em outubro, a expectativa é de 100% liberado nas mesmas condições.

+ Veja bons sul-americanos sem espaço na Europa que seu time pode tentar

Além da vacinação completa, o torcedor deverá usar máscara e álcool em gel. De acordo com o plano do fim das restrições no Rio, a previsão é que em 15 de novembro a população tenha a máscara obrigatória apenas em transporte público e estabelecimentos de saúde e livre circulação sem necessidade de distanciamento.

Veja os confrontos da Copa do Brasil

A checagem da vacinação será feita por fiscais da vigilância sanitária através do aplicativo ConecSus do Ministério da Saúde. Vale lembrar que para a entrada nas finais da Libertadores e da Copa América, únicas situações em que o Maracanã recebeu público desde março de 2020, foi necessário apenas o teste PCR negativo.

Na primeira etapa, com 50% do público, a reabertura depende de 77% dos cariocas já terem recebido a primeira dose da vacina contra a Covid e 45%, a segunda dose.

- Se houver necessidade, se o secretário de Saúde chegar para mim um dia e falar que não dá porque aumentou ou chegou uma nova variante, imediatamente a gente interrompe qualquer processo de abertura e pode impor novas medidas restritivas (...) Tudo indica, nesse momento, os dados, internações, óbitos, que a gente vive um momento melhor. Não é um momento ideal ainda, por isso as restrições continuam e a abertura é gradual - afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Confira abaixo como será a reabertura:

2/09

- Liberação de eventos em ambientes abertos. Requisitos: Máscara e álcool em gel

- Permissão de público com esquema vacinal completo em estádios (50% da capacidade). Requisitos: Vacina completa, máscara e álcool em gel.

- Permissão de público com esquema vacinal completo em danceterias, boates, casas de show e festas em locais fechados (50% da capacidade). Requisitos: vacina completa, máscara e álcool em gel.

17/10

- Permissão de público com esquema vacinal completo em estádios (100% da capacidade). Requisitos: vacina completa, máscara e álcool em gel.

- Permissão de público com esquema vacinal completo em danceterias, boates, casas de show e festas em locais fechados (100% da capacidade). Requisitos: vacina completa, máscara e álcool em gel.

15/11

- Uso de máscara obrigatório apenas em transporte público e estabelecimentos de saúde.

- Livre circulação, sem restrição e capacidade de distanciamento.