Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Perda de ponto por racismo: diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol defende proposta

Marcelo Carvalho entende que as multas não estão resolvendo ou diminuindo os casos de preconceito no futebol brasileiro. Ideia é de endurecimento jurídico

Escrito por

A CBF promove, nesta quarta-feira, um evento grandioso pelo combate ao racismo e à violência no futebol. A proposta do presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, é a perda de pontos e o debate será feito no Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro do ano que vem. Mas o debate que já existe é no mundo jurídico. A expectativa é de que haja menos brecha para recursos, como explica Marcelo Carvalho, diretor do Observatório da discriminação racial no futebol.

Marcelo Carvalho, Gilberto Gil, Ednaldo Rodrigues e Alejandro Domínguez (Felippe Rocha/Lance!)

- Quando o Ednaldo fala de perda de pontos - e ele fala de um ponto - é a grande mudança. Porque a perda de pontos já está prevista no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. E o que acontece hoje é que a gente não tem essa punição sendo feita. Quando a gente vê um clube sendo punido por racismo geralmente é por multa, e multa a gente está vendo que não está tendo resultado - avaliou Marcelo, ao LANCE!. E emendou:

- Então precisamos avançar para um outro lugar, que não seja o que estamos vendo hoje, que não está resolvendo o problema do racismo no futebol brasileiro - completou.

Um dos casos mais emblemáticos da falta de punição por injúria racial pelo meia Celsinho, então no Londrina, tendo o Brusque como acusado. No final do ano passado, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devolveu os pontos retirados do clube catarinense.