Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pelé, 80 anos em 80 dias: primeiro brasileiro a vencer a Libertadores

Em 1962, Pelé comandou o Santos ao primeiro título de um clube brasileiro na Libertadores da América. Duelo foi contra o então bicampeão Peñarol. Em 63, Santos levou o bi 

Divulgação
Escrito por

Entre os inúmeros feitos obtidos na carreira, Pelé também comandou o time do Santos na primeira conquista de um clube brasileiro na Copa Libertadores da América. Apesar de à época já ser bicampeão mundial com a Seleção Brasileira e ter levado o Peixe aos principais títulos nacionais, faltava  ao 'Santos de Pelé' o título continental.  A missão não era fácil. O torneio era disputado de forma aguerrida pelas principais equipes do continente, que já davam muito valor à Libertadores.

Tanto que para chegar ao primeiro título, Pelé e o Peixe tiveram de superar na decisão o então bicampeão Peñarol, do Uruguai. E foi preciso um jogo extra na finalíssima para decidir o título.    

A campanha na Fase de Grupos ao lado de Cerro Porteño, do Paraguai, e Deportivo Municipal, da Bolívia, foi sem sustos. Três vitórias e um empate garantiram a primeira colocação na chave. Na semifinal, empate contra a Universidad Católica no Chile por 1 a 1 e vitória como mandante por 1 a 0.

Já contra o Peñarol  o título veio somente no jogo desempate. O Peixe ficou mais próximo do troféu inédito ao vencer em Montevidéu por 2 a 1, porém os uruguaios surpreenderam na Vila Belmiro ao triunfar por 3 a 2.

O jogo em Santos foi tenso, e por conta dos ânimos acirrados o árbitro chileno Carlos Robles deu a partida como encerrada logo após o terceiro gol do Peñarol. A bola continuou rolando em caráter amistoso, e o Peixe até empatou com Pagão, porém não valeu.

O terceiro e decisivo confronto aconteceu no estádio Monumental de Nuñez, na Argentina, e o Santos não deu chance para o rival. Com Pelé em campo, recuperado da lesão que o afastou logo no início da Copa do Mundo meses antes, a vitória veio por 3 a 0 com dois gols do Rei - Caetano, contra, fez o outro – e a Libertadores teve como destino o Brasil pela primeira vez.

Pelé e o Santos repetiriam a dose no ano seguinte, faturando o bicampeonato em 1963, ao superar o Boca Juniors (ARG). Depois o Peixe alcançou o tri na competição em 2011, quando Neymar liderou a equipe ao título.

CAMPANHA DO SANTOS NA LIBERTADORES DE 1962

9 jogos
6 vitórias
2 empates
1 derrota
29 gols pró
11 gols contra
Artilheiro: Coutinho (6 gols)