Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

OPINIÃO: Futebol carioca: uma dúvida!

Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco iniciam o ano sem darem garantias de dias mais felizes para o torcedor na atual temporada

Jefferson (Botafogo), Guerrero (Flamengo), Diego Souza (Fluminense) e Nenê (Vasco)
Escrito por

mais uma temporada do futebol brasileiro está prestes a começar e, novamente, o torcedor carioca inicia o ano sem saber se terá motivos para celebrar. Afinal, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco estão envolvidos em uma dúvida: o planejamento traçado pelo quarteto dará certo?

No quesito contratação, o Fluminense foi quem mais se destacou. Afinal, os nomes mais impactantes que movimentaram o mercado carioca vieram para as Laranjeiras (Diego Souza, Henrique e, quem sabe, Wellington Nem). Contudo, as atuações na Florida Cup não empolgaram. Resta ver se o elenco dará caldo e Eduardo Baptista terá tranquilidade para fazer o time evoluir.

Situação parecida vive o Flamengo. Também contratou jogador com cartaz, como Juan, apostas como Rodinei e os gringos Mancuello e Cuéllar. No entanto, os dois primeiros testes do ano (Ceará e Santa Cruz) deixaram os rubro-negros preocupados. Se do meio para frente tem tudo para ter um bom aproveitamento, a defesa segue tirando a paciência do torcedor. Haja trabalho, Muricy!


O Botafogo é que parece ser o caso mais grave. Não bastassem as dificuldades financeiras, o clube perdeu as peças-chave do título da Série B (exceções são Neilton e Renan Fonseca). Lizio, argentino naturalizado boliviano, surge como a principal esperança alvinegra entre os reforços. O resultado do primeiro amistoso do ano (derrota para a Desportiva-ES), foi lastimável, Jefferson reconheceu. O cenário inicial serve de alerta para não repetir o roteiro de “gangorra” do Vasco em 2015.

A propósito, o Cruz-Maltino é quem tem o panorama inicial mais “animador”. Não tem um time brilhante, mas manteve a base (e o técnico Jorginho) que quase livrou o clube do rebaixamento. Nenê ficou. Porém, nem tudo é alegria. Camisa 9 é artigo raro na Colina e falta um teste mais convincente para quem contratou apenas dois jogadores.

Como se vê, a previsão é de dias nebulosos no futebol carioca.