Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com Ronaldo e sem representante do Palmeiras, dirigente espanhol apresenta projeto de liga no Brasil

Javier Tebas, que presidente liga que organiza o Campeonato Espanhol, expôs aos clubes planos para uma liga de futebol no Brasil

Ronaldo esteve no encontro para apresentação de projeto da liga (FOTO: Fábio Lázaro)
Escrito por

Representantes de clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro  encontraram-se na manhã desta terça-feira (15) com integrantes da La Liga, organizadora do Campeonato Espanhol, para conhecer projeto de criação de uma liga de futebol no Brasil. A reunião aconteceu na sede da XP Investimentos, na Vila Olímpia, bairro da zona sul de São Paulo.

O encontro teve a presença do presidente da La Liga, Javier Tebas, além de membros da XP Investimentos e da Alvarez & Marsal. Foi Tebas quem falou na maior parte das três horas de apresentação, em que explicou a criação e desenvolvimento de La Liga na Espanha. 

Dos 20 clubes da Série A, somente o Palmeiras não mandou representante. Flamengo e Grêmio participaram de forma remota. Ao LANCE!, via assessoria de imprensa, o clube alviverde explicou sua ausência: 

"O Palmeiras é a favor da liga, acredita ser esse um passo importante para o futebol brasileiro, mas não viu necessidade de enviar representante a esse evento."

Encontro ocorreu em sede da XP (FOTO: Fábio Lázaro)

No auditório da XP  estiveram dirigentes como Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians, Júlio Casares, mandatário do São Paulo, e José Carlos Oliveira, vice do Santos.

O ex-atacante Ronaldo, que entrou em processo de aquisição do Cruzeiro na transformação do clube mineiro em SAF (Sociedade Anônima do Futebol) também esteve presente na reunião.

O Fenômeno tem boa ligação com a XP Investimentos, que também participa do processo da SAF cruzeirense, mas não tomou a palavra em nenhum momento da reunião.

Ao contrário do que se esperava, não houve a apresentação de um investidor para assumir a parte financeira da liga logo no início. Há o entendimento do grupo à frente do projeto da La Liga no Brasil de que a parte fundamental na vida financeira do projeto será com os contratos de transmissão.

Javier Tebas levou para os representantes dos clubes brasileiros demonstrativos sobre a liquidez do mercado financeiro ao redor do mundo.

- Na LaLiga, temos o objetivo de ajudar o desenvolvimento do futebol e sua indústria. Com a proposta que estamos fazendo em conjunto com a XP e a Alvarez & Marsal, queremos oferecer, no Brasil, todo o conhecimento que adquirimos ao longo dos anos para propor um modelo de negócio que seja financeira e administrativamente adequado para apostar no crescimento do futebol no Brasil. Hoje apresentamos aos clubes brasileiros uma proposta que inclui as melhores práticas da LaLiga e a forma como conseguimos ser uma das competições desportivas mais eficazes em termos de desenvolvimento de negócios e de estabilidade financeira - explicou Tebas.

Por fim, a reunião tratou majoritariamente da apresentação do projeto e a conclusão de que um prosseguimento passa, em um próximo passo, para a criação de um estatuto.