Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Medalha de ouro’, Atlético-PR vence e tira o Timão da ponta do Brasileiro

Walter encarna um atleta olímpico na Arena da Baixada e marca duas vezes no Corinthians, que deixa liderança da competição ao Santos. Furacão sonha e Timão perde após 7 jogos

 (Foto:Foto: Geraldo Bubniak/AGB)
Escrito por

No dia em que o Brasil voltou os olhos à disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o Campeonato Brasileiro mudou de líder. Sem perder há sete rodadas, o Corinthians não conseguiu subir no pódio nesta quarta-feira e foi derrotado por 2 a 0 pelo Atlético-PR. O dono da medalha de ouro na Arena da Baixada foi Walter, que não é nenhum atleta olímpico, mas sabe fazer gol. Dois, na verdade. Veja a repercussão nos vestiários em Curitiba.


A derrota tira o Timão da liderança do Brasileirão, já que o Santos empatou com o Flamengo em Cuiabá e somou um ponto. Agora em segundo lugar, o time do técnico Cristóvão Borges ainda pode perder mais duas posições na tabela de classificação (Palmeiras e Grêmio jogam nesta quinta), enquanto os comandados de Paulo Autuori sobem aos 30 pontos, a apenas um do G4.

O Corinthians começou a partida favorito ao lugar mais alto do pódio, mas passou por algum sufoco antes de dominar o jogo: Marcos Guilherme, após vacilo de Uendel, e Hernani, em batida de falta defendida por Cássio, tentaram, mas não conseguiram. Depois disso, só deu Corinthians.

Fagner bancou o velocista dos 100m ao tocar para Romero, que se viu em posição ilegal e nem se mexeu. O próprio lateral-direito arrancou e conseguiu o cruzamento para Bruno Henrique, que bateu forte para defesa de Santos. Depois, Romero teve momentos de lutador ao segurar quatro marcadores e chutar. Chutar mal, mas chutar... No segundo tempo a pressão continuou, como se fossem seguidos lances de esgrima: chute de Elias de fora da área, cruzamento de Uendel em direção ao gol, batida de Romero livre. Em todas, Santos salvou o Furacão.

A qualidade técnica da partida era digna de ouro olímpico. Mais de 70% do tempo de jogo com bola rolando, chances a todo lado, jogo aberto, intensidade... Serenos, os técnicos Paulo Autuori e Cristóvão Borges só acompanhavam um confronto sem favoritos, mas com diversas oportunidades de gol.

O duelo já tinha tido atletismo, judô, esgrima... mas foi numa tacada de Paulo André, à lá Tiger Woods, que o zagueiro do Furacão achou Walter na área do Corinthians. Após corta-luz de Pablo e falha de posicionamento de Fagner, o camisa 19 do time da casa bateu com precisão, na saída de Cássio. No tiro com arco da Arena da Baixada, o atacante voltou a marcar 11 minutos depois, após passe preciso de Lucas Fernandes. Medalha de ouro!

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR 2 x 0 CORINTHIANS

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data-hora: 3/8/2016 – 21h45
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Auxiliares: Elio Nepomuceno (RS) e Lucio Beiersdorf (RS)
Renda/Público: R$ 965.945,00 / 25.379 pagantes
Cartões amarelos: Léo e Paulo André (CAP)

GOLS: Walter, aos 31'/2ºT (1-0) e aos 41'/2ºT (2-0)

ATLÉTICO-PR: Santos; Léo (Rafael Galhardo, aos 23'/2ºT), Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Hernani e Vinícius (Rosseto, aos 28'/2ºT); Marcos Guilherme (Lucas Fernandes, aos 21'/2ºT), Pablo e Walter. Técnico: Paulo Autuori.

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Yago, Balbuena e Uendel; Bruno Henrique (Luciano, aos 35'/2ºT), Elias, Giovanni Augusto e Marquinhos Gabriel (Guilherme, aos 28'/1ºT); Romero e Lucca (Marlone, aos 26'/2ºT). Técnico: Cristóvão Borges.