Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Manutenção de um lado, reforços do outro: Fla e Flu tiveram posturas diferentes no mercado em 2021

Impactado pela pandemia do coronavírus, Flamengo luta para manter grupo campeão. Fluminense, por sua vez, se movimentou no mercado e trouxe uma série de reforços

Cazares, reforço do Flu para 2021, entre Diego e Arrasca, já consagrados no Fla (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Escrito por

A final do Campeonato Carioca de sábado, às 21h, colocará frente a frente dois rivais tradicionais, mas que chegam à temporada vivendo momentos distintos dentro e fora de campo, e isso refletiu na postura dos clubes no mercado nesta temporada. Enquanto o Rubro-Negro, multicampeão desde 2019, apostou na manutenção da base da equipe, o Tricolor, que busca quebrar a hegemonia do adversário no Estadual, foi atrás de reforços para disputar a Liberta e fez uma série de contratações. O duelo no Maracanã medirá as forças da dupla Fla-Flu.

RUBRO-NEGRO APOSTA NA MANUTENÇÃO DA BASE

Ao longo de 2019 e 2020, o Flamengo investiu mais de R$ 440 milhões na montagem de seu elenco, a diretoria teve que trabalhar pela manutenção do grupo multicampeão para 2021. O impacto financeiro da pandemia, com as  quedas nas receitas de bilheteria e com o programa de sócio torcedor, fez com que o clube desonerasse a folha salarial, negociasse atletas da base e, para 2021, acertasse a contratação de apenas um reforço, o zagueiro Bruno Viana.

> Flamengo se aproxima do 20º reforço na gestão Landim; confira os nomes!

Por outro lado, o time não perdeu nenhum titular do grupo que conquistou o bicampeonato nacional em fevereiro. As saídas de Yuri César e Lincoln, entre outros, geraram receitas importantes, mas a venda de um atleta titular servirá para o clube alcançar o faturamento esperado. Gerson está na mira do Olympique de Marseille. O técnico Rogério Ceni, por sua vez, deseja a permanência do Coringa e a chegada de mais dois ou três reforços, afirmou.

TRICOLOR FORTE ATRÁS DE REFORÇOS

O Fluminense já vinha se reforçando nos últimos anos e optando por atletas mais baratos e que chegassem de graça. Ainda em dificuldades financeiras, o clube manteve a linha de pensamento, mas, disposto a investir mais, foi forte para o mercado na atual temporada. Os primeiros anunciados foram o lateral-direito Samuel Xavier, ex-Ceará, e do volante Wellington, ex-Athletico. Ambos chegaram de graça após o fim dos contratos com as respectivas equipes.

> Gestão Mário Bittencourt chega a 26 reforços e cinco treinadores; veja a lista!

Demorou até o Flu conseguir fechar o elenco, mas o tão esperado "pacotão" para a Libertadores chegou com nomes comemorados pelos tricolores. Para a defesa, somando-se a Luccas Claro e Nino, o Tricolor contratou Manoel e David Braz, também nos moldes de liberação de Cruzeiro e Grêmio, respectivamente. No meio, Juan Cazares foi o escolhido após rescindir com o Corinthians, enquanto na frente Abel Hernández deixou o Internacional de graça e Raúl Bobadilla pode ser o único investimento. Ele chega por empréstimo até o fim da temporada com opção de compra junto ao Guaraní (PAR).

Além disso, é importante destacar que o Fluminense não busca reforços apenas no mercado, mas também em Xerém, que se torna a cada ano uma parte mais importante da construção do elenco. Para esta temporada, os principais aditivos são os atacantes Gabriel Teixeira e Kayky. O lateral-esquerdo Jefté também está à disposição, assim como o goleiro Pedro Rangel, apesar de os dois estarem no fim da fila. Metinho, Matheus Martins e João Neto são alguns dos nomes que correm por fora. Todos eles se somam a Calegari, Martinelli, Luiz Henrique e John Kennedy que já estavam no time principal.