Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Luta pelo acesso recomeça com o início das quartas de final da Série C

Duelos de ida entre Botafogo-SP x ABC e Botafogo-PB e Boa são as atrações desta sexta

Botafogo-SP em ação na Série C diante do Tombense, atuando no Santa Cruz (Foto: Rogério Moroti/Agência Botafogo)
Escrito por

A sexta-feira marca o início das quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro, o mata-mata que definirá os quatro classificados à Série B-2017. O Botafogo-SP receberá o ABC, no Santa Cruz, às 19h. Já a partir das 21h, o Botafogo-PB terá o Boa Esporte pela frente em casa, no Almeidão.

Os dois confrontos envolvem times que enfrentam longos jejuns fora da Série B e equipes que foram rebaixadas no ano passado e, agora, buscam voltar à Segundona.

Terceiro colocado do Grupo B na primeira fase, o Botafogo-SP não disputa a Segundona desde 2002. Desde então, a Pantera disputou a Série C de 2003, ficou nove temporadas sem atuar em torneios nacionais e, no ano passado, em sua terceira Série D, levou o título iniciando sua retomada.

São duas as certezas no Botafogo-SP. O time só será revelado momentos antes do jogo graças ao mistério feito pelo técnico Márcio Fernandes e casa estará cheia. Os 25 mil ingressos promocionais foram esgotados e a tendência é de público de 29 mil no Santa Cruz.

O ABC, vice-líder do Grupo A, foi rebaixado à Série C no ano passado. O “trunfo” do Mais Querido é o técnico Geninho, natural de Ribeirão Preto, jogador do Botafogo e técnico do clube em três oportunidades.

Quem também enfrenta jejum fora da Segundona é o Botafogo-PB, o terceiro do Grupo A, que não disputa o torneio desde o longínquo 1989. Forte atuando em casa, o Belo teve o apoio de mais de 100 torcedores no treino de hoje.

Segundo colocado no Grupo B, o Boa Esporte tenta o retorno à Segundona após o rebaixamento do ano passado, buscando novo acesso na Série C (vice em 2010). E o time, que não perde há dez jogos na Série C, ainda tem a melhor defesa entre os classificados: sofreu dez gols.

BOTAFOGO-PB E O TRUNFO DE ATUAR NO ALMEIDÃO

O Botafogo da Paraíba – que completou 85 anos de fundação na última quarta – aposta alto no fator casa para tentar superar o Boa Esporte hoje e encaminhar o segundo acesso em três anos. São sete vitórias, um empate e uma derrota. O aproveitamento é de 81,4% dos pontos, assim como o do eliminado Tombense. Só o do o Guarani, de 85,2%, é superior.

O Botafogo tem a terceira maior média de público desta Série C (7.881 pagantes por partida), mas a ocupação média do estádio Almeidão é a melhor da Terceirona: 39%.

Atuando no Almeidão, o Belo sofreu apenas quatro gols. Gols que ocorreram em três dos nove jogos. Nos outros seis, o time não foi vazado.

A ida das quartas de final ainda terá dois confrontos. Neste sábado, o ASA receberá o Guarani, no Coaracy da Mata Fonseca, às 19h. Já na próxima segunda, o Juventude receberá o Fortaleza, às 19h15, no Alfredo Jaconi.