Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

LANCE! Espresso: Neymar, 10 anos: o craque ainda vive na sombra da celebridade

Dez anos depois de estrear pelo Santos e tornar-se um jogador profissional, não é tarefa simples fazer um balanço da carreira do badalado Neymar

Neymar se divertiu durante este Carnaval (Foto: Divulgação Twitter)
Escrito por

Dez anos depois de estrear pelo Santos e tornar-se um profissional, não é tarefa simples fazer um balanço da carreira de Neymar. Os números mostram não apenas uma carreira vitoriosa, como também ratificam o status de craque. Já são 369 gols, título da Liga dos Campeões e quarto maior artilheiro da história da Seleção Brasileira, entre outros feitos. Mas há algumas ressalvas, tanto dentro quanto fora de campo.

Neymar pegou um vácuo com o fim das trajetórias dos Ronaldos, Kaká e Rivaldo, se tornou o protagonista único da Seleção atual e, de certa forma, do futebol brasileiro como um todo. Decidiu, então, assumir sue perfil de celebridade assim que assinou contrato com o Barcelona. Brilhou ao lado de Messi e Suárez, mas não foi suficiente. E aí cometeu o maior erro de sua carreira: a ida para o PSG para ser a estrela maior de um grupo badalado, mas que falha constantemente em atuar como time livre de vaidades.

A comitiva armada para rebater qualquer crítica e a vitimização diante das adversidades tornaram, muita vezes, o personagem Neymar em um tema de discussão insuportável. Aos 27 anos, não há quem consiga concluir se para Neymar a fama é mais importante que o futebol. Ainda há tempo de construir muito mais, mesmo que a obsessão pela Bola de Ouro pareça distante. Mas é preciso ir além das estatísticas e patrocinadores. A impressão é que Neymar, em algum momento, desgarrou de todo o potencial que se enxergava nele há uma década. É craque, certamente, mas definitivamente não o maior desde que Pelé resolveu parar.

Quer ler mais opinião e informação todos os dias? O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. É uma leitura rápida e saborosa como aquele cafezinho de todos os dias, que vai colocar você por dentro das principais notícias do esporte. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises especiais. Clique aqui e inscreva-se.