Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Habilitado pela CBF e com dicas de Muricy, Dodô estreia como técnico

'Artilheiro dos Gols Bonitos' foi apresentado por Rio Negro, de Manaus; antes de iniciar carreira, ex-atleta apostou em curso e buscou conselhos com técnicos experientes

(foto: Divulgação)
Escrito por

O ex-atacante Dodô, conhecido por seus belíssimos gols, iniciou na segunda-feira uma nova fase de sua trajetória no futebol. Nove meses após se aposentar oficialmente dos gramados, o "Artilheiro dos Gols Bonitos" foi apresentado como treinador do Atlético Rio Negro Clube, de Manaus (AM).

Antes de aceitar a tarefa de comandar a equipe no Campeonato Amazonense, que começa no dia 20 de agosto, o ex-jogador buscou se preparar. Além de fazer um curso de treinador na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Dodô entrou em contato com "medalhões" como Muricy Ramalho a fim de receber conselhos e definir seu estilo de trabalho à beira do campo.

- Eu tive a oportunidade de encerrar a carreira, curtir um pouco minha família, pensar e tentar fazer alguma coisa que me preparasse, não só em relação a cursos, mas falando com técnicos mais experientes. Cheguei a me reunir com Muricy uma vez por mês em São Paulo. Ele me aconselhava, falava de futebol, o que achava correto ou não, e me ajudou a definir o perfil de profissional que eu poderia ser - contou Dodô ao LANCE!. Ele chegou a fazer um estágio de dez dias com Dorival Júnior no Santos, em janeiro deste ano.

Embora não atuasse profissionalmente desde 2013, Dodô só confirmou a aposentadoria em outubro de 2015, aos 41 anos de idade. A ideia de seguir no futebol, mesmo depois de pendurar os chuteiras, já estava em sua na mente - ele só não estava certo se queria ser treinador ou dirigente. A familiaridade com o campo foi o que ajudou a tomar a decisão. O convite do Rio Negro veio quando o ex-jogador estava em férias com a família em Miami e, para ele, o fato de ter aceito a mudança para o coração da Amazônia prova sua vontade de dar certo na nova profissão. 

- O presidente do Rio Negro e uma empresa local (que assinou acordo para administrar o futebol do clube por dois anos) estavam escolhendo o técnico e eu estava na lista. Deram preferência para mim. É legal receber um convite assim, então procurei saber o que ia encontrar aqui. Decidi aceitar - explicou.

- Estou feliz, amo futebol, quero estar no meio, e o fato de estar em Manaus mostra que estou com muita vontade de trabalhar. Eu sou de São Paulo, teoricamente deveria querer perto de casa, e ter vindo para cá, em um projeto diferente, mostra o desejo de começar, quem sabe, ter uma longa carreira. Sou muito sincero e terei a chance de fazer as coisas do meu jeito - acrescentou. 

Dodô chegou a Manaus na madrugada de sábado. Cerca de 200 torcedores rionegrinos foram ao aeroporto recepcioná-lo, mas como o voo atrasou quatro horas, apenas um pequeno grupo ficou para dar as boas-vindas ao treinador. Ele é visto com esperança pela equipe, que teve fracas campanhas no Estadual e sofreu três rebaixamentos nos últimos anos. No entanto, o ex-atacante encara a situação como um "desafio" para colocar os aprendizados em prática.

Como jogador, Dodô vestiu as camisas de grandes times, como São Paulo, Palmeiras, Santos, Fluminense, Vasco e Botafogo, e teve ainda uma breve passagem pela Seleção Brasileira. O novo comandante espera que a temporada à frente do Rio Negro seja apenas o primeiro degrau de uma trajetória bem-sucedida. E já se permite sonhar alto.

- Meu sonho é chegar longe. O começo nunca é fácil, mas tenho certeza de que vou alcançar o que me propus a fazer porque sou perseverante e quero fazer bem feito - cravou o "Artilheiro dos Gols Bonitos".