Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

De virada, Grêmio derrota o Brasil de Pelotas em estreia no Gauchão-2016

Tricolor saiu atrás após gol de Cleverson, mas cresceu de produção e triunfou no Centenário. Jogo marcou a estreia do lateral-direito Walace Oliveira no Grêmio

             Jogadores celebram o gol de Luan, o primeiro do Grêmio em Caxias do Sul (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Escrito por

O Grêmio encontrou dificuldade contra o Brasil de Pelotas no início do jogo em Caxias do Sul, mas apresentou bom futebol, contou com brilho de Luan e derrotou o Xavante, de virada, por 3 a 1, neste domingo, no campo pesado e molhado do Centenário. Vitória em jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Gaúcho e diante de um rival que é o atual bicampeão gaúcho do Interior e disputará a Série B do Brasileiro neste ano.

O Grêmio voltará a atuar no Gauchão na próxima quinta, quando receberá o Aimoré no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, às 19h30. O Tricolor cumpre punição imposta pelo TJD-RS por conta de quebra de cadeiras no Beira-Rio durante a final do último Gauchão. Já o Brasil, no mesmo dia e horário, visitará o Cruzeiro-RS no Antônio Vieira Ramos, em Gravataí.

JOGO PEGADO E EMPATE NO PRIMEIRO TEMPO

Conhecido por ser um time com grande poder de marcação – não foi vazado nos últimos cinco jogos da Série C-2015 –, o Brasil de Pelotas mostrou qualidade nos primeiros minutos de jogo. Eficaz na marcação, o Xavante ainda foi letal logo em sua primeira chance de gol, aos sete minutos. Cruzamento da direita, falha de Marcelo Grohe e finalização de Cleverson, enquanto Walace observava.

Sobrava disputa por cada centímetro de campo no Centenário, muitas divididas – comprovando que o Gauchão estava de volta – e também sobraram cartões. Foram sete apenas no primeiro tempo, sendo cinco para gremistas. O Grêmio tinha dificuldade para transpor a marcação rival. Marcação que começou a ser vencida com triangulações e trocas rápidas de passes na entrada da área. Everton, aos 41, quase venceu Eduardo Martini. Um minuto depois, após boa jogada de Maicon, atuando como armador, Luan finalizou com categoria e deixou tudo igual em Caxias do Sul.

  Sobraram divididas (Foto: Itamar Aguiar/Freelancer/LANCE!Press)

GRÊMIO VIRA COM GOLS DE EVERTON E PEDRO ROCHA

O Grêmio precisou de apenas dois minutos para ratificar o fato de ter terminado o primeiro tempo melhor em campo. Bela jogada de Luan pela direita e cabeçada de Everton, que nem precisou tirar os pés do chão. Grêmio, que havia voltado com Pedro Rocha na vaga de Edinho, 2 a 1. A troca promovida por Roger Machado surtiria efeito pouco depois. Maicon, atuando como armador na ausência de Giuliano, voltou a trabalhar bem, deixando Pedro Rocha na boa para ampliar, aos 14.

Superior, em vantagem e trabalhando bem a bola, o Grêmio soube controlar o ímpeto do Brasil, que até tentou, mas não conseguiu uma boa oportunidade de gol. Faltou maior poder de criação para o Xavante, que só foi levar perigo aos 42, com Wender, que tentou jogada individual, mas não teve sucesso. O Grêmio, por sua vez, quase marcou o quarto com Pedro Rocha. No fim, a vitória foi tricolor em um jogo bem disputado em Caxias do Sul. 

FICHA TÉCNICA
BRASIL DE PELOTAS 1 X 3 GRÊMIO


Local: Centenário, Caxias do SUl (RS)
Data-hora: 31/1/2016 – 17h
Árbitro: Rafael da Silva Alves (RS)
Auxiliares: Julio Cesar Rodrigues dos Santos (RS) e Marcos Vinícius Gonçalves dos Santos (RS)
Renda/Público: Não divulgados.
Cartões amarelos: Washington, Leandro Camilo e Teco (BRA); Wallace Oliveira, Maicon, Kadu, Edinho e Marcelo Grohe (GRE)
Cartões vermelhos: Não houve.

Gols: Cleverson, 7'/1ºT(1-0); Luan, 41'/1ºT(1-1); Everton, 2'/2ºT(1-2) e Pedro Rocha, 14'/2ºT(1-3); 

BRASIL DE PELOTAS: Eduardo Martini; Wender, Camilo, Teco e Xaro; Leandro Leite, Washington, Moisés (Galiardo, 25'/2ºT) e Diogo Oliveira; Cleverson (Marcos Paraná, 12'/2ºT) e Nena (Ramon, 12'/2ºT) – Técnico: Rogério Zimmermann.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Geromel, Kadu e Marcelo Oliveira; Walace, Edinho (Pedro Rocha, Intervalo), Maicon (Moisés, 30'/2ºT), Douglas e Éverton; Luan (Bobô, 35'/2ºT) – Técnico: Roger Machado.