Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Futebol brasileiro terá prêmio de gestão para os clubes a partir de 2017

Iniciativa é da fabricante de bebidas Ambev através do "Movimento por um Futebol Melhor" e já tem a adesão de 12 clubes brasileiros

Adesão ao prêmio de gestão no futebol brasileiro será opcional pelos clubes (Foto: Bruno de Lima/Lancepress!)
Escrito por

Longe do ideal, apesar dos avanços nos últimos anos, a gestão dos clubes de futebol passará a ter no próximo ano uma motivação a mais para se desenvolverem e andar a passos largos rumo à profissionalização. Será lançado um prêmio de excelência no futebol brasileiro que irá avaliar as atividades dos clubes em um total de sete quesitos.

A iniciativa, denominada "Gestão de Campeão" é liderado pela fabricante de bebidas Ambev através do "Movimento por um Futebol Melhor". O lançamento oficial ocorre nesta terça-feira, em São Paulo, quando será divulgado quais prêmios serão oferecidos.

Até o momento, 12 clubes aderiram: Grêmio, Internacional, São Paulo, Ponte Preta, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Santos, Botafogo, Bahia, e Vitória. Os organizadores esperam mais adesões até o próximo mês, quando termina o prazo para participar da iniciativa ao longo de 2017.

Os clubes que participarem da "Gestão de Campeão" passarão por avaliações realizadas pela E&Y (ex-Ernst&Young) na próxima temporada. No período, as administrações dos clubes serão avaliadas em sete quesitos principais: Gestão e Planejamento, Administração e Finanças, Comercial e Marketing, Futebol Profissional, Categorias de Base, Sócio-Torcedor e Resultados. Os participantes serão premiados em cada categoria, além do prêmio geral de melhor gestão.

Idealizadora do prêmio, a Ambev avalia esta como a terceira grande iniciativa da companhia voltada à gestão dos clubes de futebol. A primeira delas, lançada em 2010, foi a parceria para melhorar a estrutura dos clubes, como a reforma da sala de troféus do Fluminense e a manutenção do gramado do Engenhão junto ao Botafogo. Em 2013, a empresa lançou o "Movimento por um Futebol Melhor" ao lado de outras empresas para reforçar o programa de sócios-torcedores dos clubes.

- Agora estamos entregando conteúdo para quem participar do prêmio, que servirá de ferramentas para ajudar na melhora da gestão no futebol brasileiro - comentou Sandro Leite, gerente de marketing esportivo da Ambev.