Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Formiga recebe ‘Bola de Ouro’ e garante mais uma temporada no São Paulo

Atleta de 43 anos diz que após 2022 pensará se continuará jogando ou se aposentará

Formiga fez sete jogos e um gol pelo São Paulo nesta temporada (Foto: Gabriela Montesano/São Paulo FC)
Escrito por

Como uma forma de correção temporal, a meia Formiga recebeu o prêmio 'Bola de Ouro', do troféu 'Bola de Prata', promovido pela ESPN em parceria com a empresa Sportingbet. A premiação foi referente ao fato dela ter sido melhor jogadora em 2016, primeiro ano em que o Bola de Prata foi entregue para atletas do futebol feminino, mas não ter conseguido participar da cerimônia. 

Uma das pioneiras da categoria no Brasil, a atleta de 43 anos comemorou o fato de quem 2021 pela primeira vez o Bola de Prata teve a Seleção do Brasileiro Feminino, premiando as melhores em cada posição. 

- Quem me conhece, sabe, tantas vezes que eu falei que o futebol feminino tinha que ir nessas premiações por posições, e esse dia chegou. O quanto eu fico feliz quando vejo que coisas que falei lá atrás estão sendo realizadas. O futebol feminino é merecedor de ter espaço cada vez maior. E que possamos ter esses eventos nas categorias debase, meninas, para que todo o país possa ver que temos Bruninhas, revelações. Para isso, precisamos de espaço, respeito e oportunidades - disse Formiga, mencionando a lateral-direita do Santos, eleita revelação do Brasileirão Feminino em 2021. 

A atleta de sete Jogos Olímpicos e sete Copas do Mundo disputou o seu último jogo pela Seleção Brasileira no último dia 26 de novembro, em um amistoso contra a Índia, em Manaus. Ao falar sobre o acontecimento e a premiação, a meio-campista falou sobre o filme que passou na cabeça. 

- Esse momento eu tenho um turbilhão de emoções, porque a gente pensa lá atrás, quando a gente imaginava quando o futebol feminino iria ter espaço, ter essa homenagem, dessa forma. Não foi só minha luta, mas de muitas mulheres sendo reconhecida, de tantas outras meninas tendo essa oportunidade de reconhecimento. O futebol feminino está tendo aos poucos o seu espaço e o reconhecimento do público - ressaltou Formiga. 

Com mais um ano de contrato com o São Paulo, a jogadora afirma que disputará a próxima temporada com a camisa do Tricolor, mas deixou a sua sequência no futebol em aberto após isso. 

- Tenho contrato de mais um ano com o São Paulo e depois disso temos que ver o que vamos fazer, se eu continuo ou paro de ver - comentou a atleta. 

Pelo Tricolor, Formiga foi vice-campeã paulista em 2021, mas ficou fora dos dois jogos da decisão por ter sentido um desconforto na coxa direita às vésperas da final, durante um treinamento de preparação para o seu jogo de despedida pela Seleção.