Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo x Corinthians: duplas de atacantes chegam como trunfos na final da Copa do Brasil

Gabigol e Pedro, pelo Flamengo, e Yuri Alberto e Roger Guedes, são protagonistas de suas respectivas equipes em 2022

Duplas estão fazendo a diferença para as equipes na temporada (Foto: Montagem LANCE!)
Escrito por

Nesta quarta-feira, Corinthians e Flamengo iniciam a busca pelo título da Copa do Brasil. O confronto reunirá duas das mais dinâmicas duplas de ataque do futebol brasileiro. Do lado alvinegro, Róger Guedes e Yuri Alberto precisaram de poucos meses para cair nas graças do torcedor corintiano. Já no Rubro-Negro, Gabigol e Pedro passaram por adaptações ao longo do ano, e chegam para a decisão em plena sintonia, vivendo o melhor momento como conjunto.


+ Quem é melhor: Corinthians ou Flamengo? Confira votação jogador por jogador feita pela redação do LANCE!

+ Ranking aponta os 50 maiores clubes do Brasil; veja a lista

YURI ALBERTO E ROGER GUEDES COMANDAM REAÇÃO


No Corinthians, Róger Guedes e Yuri Alberto tiveram um início conturbado, mas os atletas se acertaram em campo e a dupla vem se provando indispensável para Vítor Pereira.

Os camisas 9 e 10 são responsáveis por 27% dos gols do Timão na temporada. No ano, o Timão já balançou as redes 80 vezes. Guedes é o artilheiro isolado da equipe com 14 gols, enquanto Yuri, mesmo com apenas 19 jogos, é o vice-artilheiro, com oito gols, sendo cinco na Copa do Brasil.

O início da parceria entre os atacantes foi marcado por uma dificuldade tática na recomposição defensiva da equipe, externada pelo técnico português após a derrota por 2 a 0 contra o Atlético-GO, nas quartas de final da Copa do Brasil.

+ Corinthians fecha preparação para final da Copa do Brasil; veja provável escalação

Nos últimos jogos, Vítor Pereira ajustou o comportamento da dupla e conseguiu potencializar as melhores qualidades de ambos. Guedes vem atuando como um segundo atacante, com bastante liberdade para cair pela ponta esquerda e se movimentar no terço final do gramado. Já Yuri fica mais centralizado, brigando por espaço no meio da zaga adversária.

Com entrosamento cada vez maior, a dupla corintiana chega para a decisão embalada. Dos últimos 15 gols anotados pelo clube alvinegro na temporada, oito foram feitos por Róger Guedes ou Yuri Alberto. Eles balançaram as redes na mesma partida contra o Atlético-GO e Cuiabá, pelo Brasileirão.

Yuri Alberto e Róger Guedes após o jogo contra o Dragão (Foto: Twitter Corinthians)

PEDRO E GABIGOL: UNIDOS POR UM DORIVAL

Já Gabigol e Pedro, ao contrário de Guedes e Yuri Alberto, iniciaram os trabalhos de maneira separada. A passagem de Paulo Sousa pelo clube manteve os jogadores como titular e reserva, respectivamente. Enquanto Gabriel seguiu a boa fase das últimas temporadas, o camisa 21 chegou a ficar 13 jogos sem marcar e teve o nome veiculado ao Palmeiras.

+ Flamengo terá força máxima para jogo contra o Corinthians; veja provável escalação

No entanto, a chegada de Dorival Júnior mudou a relação da água para o vinho. Desde então, Gabi e Pedro protagonizam a melhor dupla de atacantes da América do Sul, em números. Ao todo, eles já balançaram as redes 55 vezes na temporada, sendo 31 sob o comando do treinador. E as grandes marcas não param por aí.

Enquanto Gabigol lidera a artilharia do Flamengo em 2022, com 28 gols, Pedro é máximo goleador absoluto da Copa Libertadores, com 12 tentos. Na competição continental, o Artilheiro Reverência bateu marca de Zico e do próprio companheiro. Com as atuações, o atacante foi convocado para a Seleção Brasileira e tem chances de estar na lista de Tite para a Copa do Mundo. 

VEJA NÚMEROS DA DUPLA EM 2022

Gabigol:

58 jogos
4555 minutos em campo
33 participações em gol
0,57 média de participação

Pedro:

55 jogos
2922 minutos
34 participações em gol
0,63 média de participação


Entrosados, os centroavantes já se elogiaram diversas vezes, seja em entrevistas e nas redes sociais. Eles também já conquistaram títulos no mesmo elenco, como a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro, mas nunca juntos como titulares. E, além da Copa do Brasil, ainda terão a oportunidade de levantar a Copa Libertadores, no fim do mês.

+ Pai de Arturo Vidal, do Flamengo, morre no Chile; volante decide jogar a final da Copa do Brasil

Jogadores se encontraram sob o comando de Dorival Júnior (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Flamengo e Corinthians entram em campo nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), na Neo Química Arena. O duelo de volta será disputado uma semana depois, no Maracanã. Vale destacar que o gol fora de casa não é critério de desempate na Copa do Brasil.