Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo vence o Vasco de virada e assume vantagem na semifinal do Carioca

Equipes decidem uma vaga na decisão do Campeonato Estadual no próximo domingo, às 18h. O Rubro-Negro, com a vitória desta segunda, jogará por um empate para avançar à final

Escrito por

Na partida de ida da semifinal do Campeonato Carioca, Flamengo e Vasco entregaram de tudo um pouco no Maracanã. Com direito a erros, golaços e alternância no placar, o Clássico dos Milhões terminou com vitória rubro-negra por 3 a 2, com gols de Arrascaeta, Pedro e Fabrício Bruno. O Cruz-Maltino saiu na frente com Gabriel Pec e empatou com Alex Teixeira, mas acabou derrotado no fim.

O resultado deixa o Flamengo em vantagem para o jogo de volta, com um empate garantindo a classificação para a decisão do Estadual. O Vasco já precisa de uma vitória. A partida será no próximo domingo, às 18h, novamente no Maracanã. Veja  o chaveamento da fase final do Carioca!

Arrascaeta foi um dos destaques do Fla (Foto: Armando Paiva/LANCE!)

Antes, o time de Maurício Barbieri tem compromisso pela Copa do Brasil: recebe o ABC em São Januário, na quinta, em jogo único válido pela segunda fase da competição. A bola rola às 21h30.

PEC APROVEITA A FALHA DE RODRIGO CAIO!

O gol que abriu o placar no Maracanã foi aos 11 minutos. Em cobrança de lateral para a área, Rodrigo Caio se complicou na marcação de Pedro Raul e foi mal demais a tentar afastar a bola. O chute foi para o meio da área, encontrando Gabriel Pec livre. Com a confiança em alta pelo bom início de 2023, o atacante do Vasco pegou de primeira, sem chances para o goleiro Santos: 1 a 0!

Antes e depois do primeiro gol, Flamengo e Vasco fizeram um primeiro tempo mais marcado pelos erros do que os acertos. Quem levou a melhor foi o rubro-negro, que aproveitou melhor as chances.

Pec abriu o placar para o Vasco no Maracanã (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

ARRASCAETA E PEDRO 'CARREGAM' FLAMENGO!

Vítor Pereira novamente escalou o Flamengo com três zagueiros, mas a formação não garantiu ao time a solidez defensiva esperada. Com Gabigol, Pedro e Arrascaeta distantes do resto da equipe, o ataque também não brilhou. As boas notícias foram as boas atuações do centroavante e do uruguaio, responsáveis pelos principais lances. Antes do Vasco marcar, Pedro já havia feito ótimo pivô e deixado Thiago Maia em condições de marcar, mas Léo Jardim defendeu o chute do volante.

Aos 26, Arrascaeta teve espaço na entrada da área para aproveitar o rebote da defesa do Vasco e, em um chutaço de primeira, estufar a rede adversária. O gol esquentou o clássico, com os times de Vítor Pereira e Maurício Barbieri indo para cima. E sobraram espaços e erros no campo defensivo.

ENTREGA DAQUI, ENTREGA DALI: QUE ISSO, CAPASSO!

A resposta do Vasco ao gol de empate foi imediata, com Léo marcando após cobrança de falta, mas o zagueiro estava impedido. Como o sistema defensivo do Flamengo não se entendia, Pedro Raul logo teve outra chance, em erro de Pablo e Vidal, mas hesitou, não finalizou e errou o passe.

Então, Capasso devolveu a gentileza. Aos 42 minutos, o zagueiro foi sair jogando na área e deu um passe para Pedro. O camisa 9 rapidamente aproveitou, virando o placar para o Rubro-Negro: 2 a 1!

Pedro marcou um gol no Clássico dos Milhões (Foto: Armando Paiva/LANCE!)

VASCO ENCAIXA CONTRA-ATAQUE E EMPATA

Maurício Barbieri deixou o Vasco ainda mais ofensivo na volta do intervalo, acionando Marlon Gomes no lugar de Galarza, que já tinha cartão amarelo. Apesar disso, o Flamengo é quem ditou o ritmo do jogo no início e coube ao Vasco explorar o contra-ataque para empatar outra vez a partida.

Aos 14, Alex Teixeira recuperou a bola no campo de defesa e lançou para Pedro Raul, aberto na esquerda. Atacando a área rival com velocidade, o próprio atacante foi quem apareceu entre Rodrigo Caio e Thiago Maia para cabecear no cantinho do gol de Santos, empatando o duelo: 2 a 2!

FABRÍCIO BRUNO APROVEITA 'APAGÃO' E MARCA!

Após o empate, foi a vez de Vítor Pereira lançar sua equipe ao ataque: os xarás Everton Ribeiro e Cebolinha substituíram Vidal e Ayrton Lucas. O terceiro gol do Flamengo sairia em uma jogada que definiria bem o clássico. Arrascaeta cobrou falta da direita e, em nova falha defensiva, ninguém do Vasco tocou na bola até ela chegar a Fabrício Bruno, na segunda trave: o zagueiro só empurrou para o gol. Aos 25 minutos de um movimentado clássico, o Flamengo ficou outra vez na frente: 3 a 2!

Fabrício Bruno garantiu a vitória do Flamengo (Foto: Armando Paiva/LANCE!)

De novo em vantagem, o time de Vítor Pereira cresceu. Everton Cebolinha entrou bem no jogo e concentrou a partida pelo lado esquerdo. Coube a Arrascaeta, mais uma vez, encontrar Pedro livre na entrada da área. A finalização do camisa 9 tinha endereço, mas Léo Jardim se esticou todo para evitar o gol. Nos minutos finais, houve tempo para Matheus Gonçalves ser expulso e os reservas se "estranharem". Na confusão, Marinho foi expulso e também desfalca o Flamengo na volta.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 3X2 VASCO

Estádio:
Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 13 de março, às 21h10
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Thayse Marques Fonseca
Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sá
Renda/Público: R$ 2.809.362,50 / 41.927 pagantes / 45.093 presentes

Gols: Gabriel Pec (0-1, 11'/1ºT), Arrascaeta (1-1, 26'/1ºT), Pedro (2-1, 42'/2ºT), Alex Teixeira (2-2, 14'/2ºT), Fabrício Bruno (3-2, 25'/2ºT)

Cartão amarelo: Pablo, Pedro, Matheuzinho e Matheus Gonçalves (FLA); Maurício Barbieri, Lucas Piton, Galarza, Figueiredo e Pedro Raul (VAS)
Cartão vermelho: Matheus Gonçalves e Marinho (FLA)

FLAMENGO (Técnico: Vítor Pereira)

Santos; Fabrício Bruno, Rodrigo Caio e Pablo; Matheuzinho (Matheus França, 36'/2ºT), Vidal (Everton Ribeiro, 21'/2ºT), Thiago Maia e Ayrton Lucas (Everton Cebolinha, 21'/2ºT); Arrascaeta, Gabi (Matheus Gonçalves, 43'/2ºT) e Pedro. 

VASCO (Técnico: Maurício Barbieri)

Léo Jardim; Puma Rodríguez, Capasso, Léo e Lucas Piton; Andrey Santos (Rodrigo, 37'/2ºT), Jair (Nenê, 37'/2ºT), Gabriel Pec (Erick Marcus, 37'/2ºT) e Galarza (Marlon Gomes, Intervalo); Alex Teixeira (Figueiredo, 21'/2ºT) e Pedro Raul.