Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com reencontro na elite em 2019, Clássico Rei completa 100 anos

Ceará e Fortaleza se enfrentavam pela primeira vez na história em 17 de dezembro de 1918 e decidiram o estadual esse ano na conquista do Alvinegro de Porangabuçu

(Foto: Lancepress!)
Escrito por

O encontro de maior peso dentro do futebol cearense entre Ceará e Fortaleza recebe uma alcunha que lhe cabe muito bem principalmente pensando no momento que ele viverá em 2019: Clássico Rei. Isso porque, depois de muitos anos, ele voltará a ser realizado na primeira divisão do Brasil.

​Logo, o embate entre Vozão e Tricolor não teria um momento mais apropriado para completar o seu 100° ano da realização da primeira partida ainda no longínquo 17 de dezembro de 1918. Na oportunidade, 2 a 0 para o Ceará na extinta competição chamada de Liga Metropolitana Cearense de Futebol.

Nesse meio tempo, muita coisa aconteceu para os dois lados como goleadas, títulos, fatos inusitados e que compuseram uma riqueza histórica que traz o charme de um dos duelos mais disputados e celebrados não só do futebol no Nordeste como em todo o país.

E, como já foi dito, o ano de 2019 tem tom muito especial para ambos. Depois de uma avassaladora campanha na Série B do Brasileirão que culminou com o título, o time dirigido por Rogério Ceni garantiu com antecipação seu retorno a elite.

Por sua vez, a equipe começou de maneira muito irregular na Série A e precisou recorrer ao carisma e identificação do técnico Lisca para dar início a uma arrancada de desempenho para conseguir a manutenção de divisão.

Conheça alguns números do Clássico Rei:

- 566 jogos oficiais;

- 192 vitórias do Ceará, 201 empates e 173 vitórias do Fortaleza;

- 776 gols do Ceará e 740 tentos do Fortaleza;

- Decidiram 32 vezes o Campeonato Cearense com 16 títulos para cada lado;

- Maior goleada pertence ao Tricolor do Pici no estadual de 1927: 8 a 0;

- Maior tabu pertence ao Vozão: 17 partidas de invencibilidade entre 1949 a 1953 com 13 vitórias e quatro empates.