Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com gol (e expulsão) de Júnior Todinho, Guarani ‘desencanta’ na Série B batendo o Botafogo-SP

Atacante que marcou um belo gol na primeira etapa para o Bugre agrediu adversário no tempo complementar que quase causou a perda dos três pontos

Foto: David Oliveira/Guarani FC
Escrito por

Em jogo onde o atacante Júnior Todinho foi o grande personagem (para o bem com seu gol e para o mal com a infantil expulsão), o Guarani saiu de campo frente ao Botafogo-SP no Estádio Santa Cruz pela Série B com a vitória por 1 a 0 nesse sábado (15). O resultado significou o primeiro triunfo do time campineiro no torneio e a segunda derrota em três rodadas para os comandados de Claudinei Oliveira.

FORÇA AÉREA

Apesar das tentativas de envolver a defesa do adversário na base da troca de passes e infiltração, invariavelmente o Botafogo-SP percebia que um caminho promissor para fazer a zaga do Bugre cometer erros era quando o perigo vinha pelo alto.

Foi dessa forma, aliás, que o Pantera conseguiu suas melhores possibilidades de marcar quando o goleiro Jefferson Paulino falhou e Gabriel Calabres errou finalização na pequena área, na testada de Wellington Tanque que passou ao lado da trave esquerda e em rebote de levantamento onde de novo Calabres, agora em batida de fora da área, obrigando Jefferson a fazer grande intervenção.

MELHOROU E MARCOU

Com muito mais posse de bola na partida, porém sem a mesma capacidade do oponente em formular oportunidades de gol, aos poucos o Guarani foi organizando suas ideias e melhorando o desempenho. Nesse período do jogo, aos 37, o time de Campinas contou com a capacidade individual de Júnior Todinho que recebeu lançamento pelo lado direito, ganhou da marcação e bateu cruzado de pé esquerdo, com precisão, no extremo canto direito de Darley. 1 a 0 Guarani no Estádio Santa Cruz.

PONTO DE TRANSIÇÃO

Além da questão climática pelo calor intenso que fazia em Ribeirão Preto deixar naturalmente o jogo menos rápido, o Guarani era quem conseguia, mantendo o que mostrou na parte final do primeiro tempo, ter a bola nos pés e frequentar o plano ofensivo adversário. Com direito, aliás, a ter chance onde Waguininho quase marcou um golaço ao dar um chapéu no zagueiro e bater de primeira, vendo a bola passar do lado esquerdo de Darley.

Mas a partida que parecia "sob controle" do time de Campinas mudaria drasticamente de cenário quando, fora da disputa de bola, Júnior Todinho acertou o rosto de Jordan que o empurrou na sequência. O árbitro, antes de ver o lance como um todo, deu cartão amarelo para ambos entendendo que se tratava apenas de um desentendimento, mas foi informado pelo assistente da agressão prévia e expulsou o atacante do Guarani.

BLITZ TRICOLOR

Necessitado da busca pelo empate e com a superioridade numérica, o Botafogo-SP partiu com todas as forças pra cima do Guarani e se baseou em abrir as jogadas pelas laterais (principalmente do lado direito com Guilherme Romão e Ronald) para que Wellington Tanque e seu porte físico fossem explorados na bola aérea. 

A equipe de Ribeirão Preto passou mais perto de igualar o marcador quando Luketa ganhou no alto da zaga adversária em cruzamento que encobriu Jefferson Paulino e acertou o travessão. Porém, o único tento do compromisso acabou sendo mesmo o do artilheiro (e também expulso) Júnior Todinho.