Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
São Paulo
escudo default
2
2
Escudo - Vasco
Vasco

Tetra da garoa! Com chuva e emoção, São Paulo conquista a Copinha 2019

Tricolor saiu na frente e abriu 2 a 0, mas o Vasco conseguiu buscar igualdade em 2 a 2 no tempo normal. Nos pênaltis, brilhou a estrela do goleiro são-paulino Thiago Couto

(Foto: Eduardo Carmim/Photo Premium)
Escrito por

O São Paulo comemorou seu 89º aniversário com a conquista do tetracampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na tarde desta sexta-feira, os carecas do Tricolor passaram por um sufoco no tempo normal, quando venciam, por 2 a 0, e cederam empate por 2 a 2 - em segundo tempo com muita chuva. Na cobrança dos pênaltis, no entanto, brilhou a estrela do goleiro Thiago Couto, que pegou dois pênaltis: no fim, 3 x 1 para o Tricolor. A taça ficou na cidade de São Paulo, que nesta sexta-feira também está em aniversário: a Terra da Garoa completou 465 anos de história.

Apoiado por mais de 37 mil torcedores, o São Paulo fez um jogo extremamente equilibrado com o Cruz-maltino. O Tricolor, que deu a entender que seria campeão no tempo normal, sofreu um duro golpe no fim do segundo tempo, mas teve força para garantir o título nos pênaltis. O São Paulo volta a levar a Copinha após títulos em 1993, 2000 e 2010. O Vasco, campeão em 1992, ficou com o seu segundo vice-campeonato, repetindo colocação de 1999.

Marca registrada

O São Paulo chegou à decisão da Copinha tendo Antony e Gabriel Novaes como dois de seus principais destaques na competição. Contra o Vasco, a dupla se mostrou afiada e foi protagonista do primeiro gol tricolor na partida. O meia-atacante Antony, jogador do profissional emprestado para esta competição, avançou pela direita e cruzou na medida para Gabriel Novaes testar forte para o fundo da rede. Foi a sexta assistência do camisa 7 na Copinha, todas para Novaes, o artilheiro da competição com 10 gols.

Tempestade nada boa para o Vasco

O segundo tempo da final da Copinha foi disputado com muita chuva no Pacaembu. Caiu uma tempestade na capital paulista durante a tarde desta sexta. O clima atrapalhou o andamento da partida, sobretudo para a defesa do Vasco, que estava posicionada contra o vento, o que dificultou os lançamentos.

Desperdício cruz-maltino

Em desvantagem no marcador, o Vasco passou a ter uma postura mais agressiva no segundo tempo. O Cruz-maltino passou a utilizar seus pontas e, em 15 minutos, teve três excelentes oportunidades. Na sequência, Linnick, Caio Lopes e Tiago Reis desperdiçaram as chances criadas, que poderiam ter sido determinantes para um resultado diferente no Pacaembu.

Bota para correr

A confirmação do tetracampeonato do São Paulo veio na velocidade do meia-atacante Antony. No início do segundo tempo, Rodrigo Nestor recebeu a bola no meio de campo e achou um corredor na defesa do Vasco. O garoto colocou na medida para Antony disparar, dominar a bola, chamar o zagueiro para dançar e soltar o pé para o Tricolor fazer o segundo.

Esperança vascaína

O Vasco, que não teve uma atuação brilhante no primeiro tempo, foi superior no segundo. Depois de perder os três gols, o time do Rio de Janeiro chegou a ensaiar uma reação no Pacaembu. Em cobrança de falta, o camisa 10 Lucas Santos calibrou bem o pé para fazer um golaço. A bola ainda bateu no travessão antes de estufar a rede.

No fim, o Vasco foi para o tudo ou nada, ganhou o apoio de sua torcida que se fez ouvir no estádio, e conseguiu o empate nos minutos finais. Em uma desatenção da zaga tricolor, Tiago Reis recebeu completamente livre de marcação na pequena área, dominou no peito e empatou a partida.

Pênaltis

Com o empate no tempo normal, em 2 a 2, o clima era todo favorável ao Vasco nas cobranças de pênaltis. Os garotos de São Januário, no entanto, não contavam com a tarde inspirada do goleiro Thiago Couto, que defendeu as cobranças de Riquelme e Tiago Reis, e ainda contou com o erro de Gabriel Norões. Pelo lado tricolor, Tuta, Morato e Ed Carlos fizeram os gols que garantiu o tetra ao São Paulo.

Homenagem a Larissa

Ao longo da campanha do São Paulo na Copinha, o elenco tricolor se aproximou da pequena Larissa, de apenas seis anos. A torcedora, diagnosticada com um câncer no cérebro, costuma visitar os jogadores do time profissional no CT da Barra Funda e se tornou amiga também do time sub-20.

Em forma de homenagem, todos os jogadores do São Paulo entraram em campo com as cabeças raspadas, assim como Larissa que faz tratamento de quimioterapia. A garota, inclusive, entrou em campo de mãos dadas com o meia-atacante Antony, que já havia feito um gol para a pequena nesta Copinha.

Título volta para São Paulo

Derrotado para o Flamengo na decisão na Copinha de 2018, o Tricolor trouxe a taça de volta para o estado de São Paulo. Agora, os paulistas somam 30 títulos (Corinthians, com dez; Santos, com três; Ponte Preta, Nacional e Portuguesa, com dois cada; Juventus, Guarani, América, Paulista, Marília, Santo André, Roma Barueri, com um cada). O Rio de Janeiro é o segundo maior vencedor, com dez taças, seguido por Minas Gerais (cinco), Rio Grande do Sul (quatro) e Santa Catarina (um). A Copa São Paulo 2019 foi a edição de número 50 do torneio.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 2 (3) X (1) 2 VASCO


Estádio: Pacaembu, em São Paulo (SÃO)
Data: 25 de janeiro, às 15h30
Árbitro: Douglas Marques das Flores
Assistentes: Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo e Fabrini Bevilaqua Costa
Renda/Público: R$ 874.000,00/37.316 presentes

Cartões amarelos: Wellington, Diego (SÃO); Coutinho, Ulisses (VAS)
Cartão vermelho: não houve

GOLS: Gabriel Novaes (1-0, 38'/1ºT), Anthony (2-0, 7'/2ºT), Lucas Santos (2-1, 30'/2ºT), Tiago Reis (2-2, 38'/2ºT).

DISPUTA DE PÊNALTIS: Ed Carlos (1-0), Lucas Santos (1-1), Morato (2-1), Tiago Reis (errou), Tuta (3-1), Gabriel Norões (errou), Marcos Jr (errou), Riquelme (errou)

SÃO PAULO: Thiago Couto, Caio, Tuta, Morato, Wellington; Diego, Rodrigo Nestor (Vitinho 24'/2ºT); Fabinho (Weverson 24'/2ºT), Paulinho (Marcos Jr 19'/2ºT), Antony (Ed Carlos 32'/2ºT); Gabriel Novaes (Sena 32'/2ºT). Técnico: Orlando Ribeiro.

VASCO: Alexander, Cayo Tenório, Ulisses, Gabriel Norões, Coutinho (Riquelme 15'/2ºT); Bruno Gomes (Laranjeira 15'/2ºT), Caio Lopes, Linnick (Alexandre Melo 22'/2ºT); João Pedro (Talles 22'/2ºT), Lucas Santos, Tiago Reis. Técnico: Marcos Valadares.