Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

CBF confirma implantação do VAR nas Séries B, C e D do Campeonato Brasileiro

A Confederação afirmou que temporada 2021 das três competições nacionais terá 230 jogos com utilização do árbitro de vídeo; custos de tecnologia serão arcados pela CBF

O presidente da CBF comemorou a implantação do VAR nas Séries B, C e D (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)
Escrito por

Na noite desta quinta-feira, a CBF confirmou que as Séries B, C e D do Campeonato Brasileiro contarão com a utilização do árbitro de vídeo (VAR) ainda na temporada 2021. Além disso, todos os custos serão arcados totalmente arcados pela própria Confederação. A decisão ainda será referendada pelos clubes em Conselho Técnico.

Vale ressaltar que a Série B utilizará a ferramenta em todas as 190 partidas do segundo turno do Brasileirão. Por outro lado, nas Séries C e D, a implementação da tecnologia abrangerá apenas as fases finais das duas competições, o que totaliza 26 e 14 jogos, respectivamente.

> Veja as melhores fotos do dia dos Jogos Olímpicos de Tóquio

- Estamos tirando do papel uma reivindicação que os clubes disputantes dessas séries faziam há tempos. É mais um aperfeiçoamento muito importante da CBF às competições nacionais. Isso trará mais justiça ao jogo e mais segurança aos árbitros. As Séries B, C e D mobilizam torcedores, comunidades, cidades e mereciam muito este investimento - comemorou o Presidente da CBF, Antônio Carlos Nunes.

> Veja e simule a tabela da Série A do Brasileirão

VEJA A NOTA DA CBF

As Séries B, C e D do Campeonato Brasileiro contarão com a utilização do árbitro de vídeo (VAR) ainda nesta temporada. Com os custos totalmente arcados pela CBF, a Série B utilizará a ferramenta em todas as 190 partidas do segundo turno do Brasileirão. Já nas Séries C e D a implementação da tecnologia abrangerá as fases finais das duas competições, totalizando 26 e 14 jogos, respectivamente.

A decisão da entidade ainda será referendada pelos clubes em Conselho Técnico para aquelas séries onde há esta previsão. A Comissão Nacional de Arbitragem da CBF já está com a programação em andamento, com a contratação da empresa responsável pela tecnologia e a programação de cursos preparatórios adicionais para os profissionais de arbitragem.

"Estamos tirando do papel uma reivindicação que os clubes disputantes dessas séries faziam há tempos. É mais um aperfeiçoamento muito importante da CBF às competições nacionais. Isso trará mais justiça ao jogo e mais segurança aos árbitros. As Séries B, C e D mobilizam torcedores, comunidades, cidades e mereciam muito este investimento”, afirma o Presidente da CBF, Antônio Carlos Nunes.

A entidade contará também com a utilização do Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), no Rio de Janeiro, que possibilita otimizar toda a operação do árbitro de vídeo. Ao fim de 2021, serão 651 jogos com a ferramenta em competições da CBF.