Avatar
Lance!
São Paulo (SP) 
Dia 09/03/2017
16:54
Atualizado em 10/03/2017
12:45
Compartilhar

O Botafogo é o clube que mais consegue engajar seus torcedores através do conteúdo publicado em suas redes sociais. É o que aponta o levantamento realizado ao longo do mês de fevereiro pelo software de monitoramento digital Torabit que envolveu os 12 maiores clubes de futebol, além da Chapecoense. Já o líder em número de seguidores abrangendo Facebook, Twitter e Instagram é o Corinthians, com quase 18 milhões de torcedores em suas mídias digitais.

O engajamento foi medido por meio do quanto cada torcida curitu, comentou ou compartilhou o conteúdo publicado por cada clube no período. Segundo a Torabit, o cálculo para se chegar ao resultado foi composto pela soma de ações que os internautas fazem em cada rede que é multiplicada por cem e depois dividida pelo número de seguidores do clube em cada rede por dia. A taxa de engajamento obtida foi a média entre as três redes sociais no período.

"Mesmo em outras áreas, nunca se viu um engajamento desse nível que o Botafogo conseguiu alcançar"

Nesse cálculo, o Botafogo atingiu uma média de engajamento de 16% no mês de fevereiro, resultado bem acima do Fluminense, que foi o segundo colocado, que obteve 7,8%. Um dos motivos para o alto índice obtido pelo clube alvinegro foi a participação do time na Libertadores, sendo o único entre os clubes abordados que disputou a competição no mês passado.

Na sequência aparecem os outros dois grandes clubes do Rio: o Vasco, com média de 5,9%, e o Flamengo, com 4,4%. A menor taxa de engajamento foi do Grêmio, que atingiu apenas 1,2% na média entre as três redes sociais.

- A capacidade do Botafogo nesse cenário foi muito superior aos outros clubes. Mesmo em relação a outras áreas que são abordadas pela Torabit, nunca se viu um engajamento desse nível que o Botafogo conseguiu alcançar – afirmou Caio Túlio Costa, sócio-fundador da Torabit.

O domínio dos clubes cariocas chama a atenção pois Botafogo e Fluminense aparecem na lanterna no ranking em número de seguidores. Nesse levantamento, são os paulistas que lideram com o Corinthians em primeiro lugar, e São Paulo e Palmeiras aparecendo na terceira e quarta posições, respectivamente. O vice em seguidores nas três redes sociais é o Flamengo.

- Não adianta publicar 800 posts sem engajar os seus seguidores. O Corinthians, por exemplo, lidera em número de seguidores nas redes sociais mas não consegue transformar essa grande quantidade em engajamento – comenta Costa.

Veja abaixo os rankings de engajamento e número de seguidores realizado pela Torabit e na sequência a entrevista com o sócio-fundador do software.

Ranking de engajamento dos maiores clubes de futebol 
Ranking de seguidores dos clubes nas redes sociais

O que levou a empresa a realizar esse levantamento?
Temos feito vários levantamentos com rastreamento de diferentes marcas nas redes sociais e agora decidimos abordar o futebol pela importância que o esporte tem entre os brasileiros.

Dá para citar algumas peculiaridades de alguns clubes que chamou a atenção?
O resultado é em função do que o time oferece de conteúdo para seus torcedores e o quanto esse usuário é engajado com o que é postado. E a capacidade do Botafogo nesse cenário foi muito superior aos outros clubes. Mesmo em relação a outras áreas que são abordadas pela Torabit, nunca se viu um engajamento desse nível que o Botafogo conseguiu alcançar.

O fato de ter sido o único clube desse ranking a ter jogado a Libertadores no mês passado influenciou nesse resultado?
Pode ter influenciado sim. Mas não adianta publicar 800 posts sem engajar os seus seguidores. O Corinthians, por exemplo, lidera em número de seguidores nas redes sociais mas não consegue transformar essa grande quantidade em engajamento.

E é um exemplo da inversão que há entre os clubes paulistas e cariocas nos dois rankings.
Exato. No ranking de seguidores, os clubes paulistas estão dominando mas em engajamento quem se destaca são os cariocas. A explicação para isso é a capacidade de criar conteúdos que fazem os torcedores comentarem e compartilharem nas redes sociais. É um trabalho que precisa focar em posts relevantes para a torcida.

O perfil da torcida podem influenciar no engajamento? Por exemplo a do Fluminense, que é menor em relação aos rivais mas com um nível de renda e escolaridade superior. Isso influencia?
Tudo ajuda a compor o cenário em levantamentos como esse mas não são os fatores fundamentais. O que conta mesmo é a capacidade de fazer interagir com o conteúdo.

Esse levantamento será realizado regularmente?
Devemos realizar regularmente sim, mensalmente ou uma a cada trimestre. A ideia é que isso sirva de parâmetro entre os clubes gerando uma disputa entre eles para saber o que tem o conteúdo mais abrangente.

Siga o Lance! no Google News