Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em acordo com Federação de Atletas, CBF reduz intervalo entre jogos do Brasileirão em 2020

Redução passa de 66 horas para 48. Medida vale somente para a primeira divisão

Flamengo é o atual campeão do Brasileirão (Delmiro Junior/Photo Premium/Lancepress!)
Escrito por

Em nota divulgada na noite desta sexta-feira, a CBF confirmou que, em comum acordo com a Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol), irá diminuir o tempo de intervalo entre um jogo e o outro de um time no atual Campeonato Brasileiro. Anteriormente, o acordo era de 66 horas de descanso. Com a medida editada, passa a ser de 48 horas (ou seja, dois dias). O principal motivo para a decisão é o calendário, apertado devido à paralisação do futebol em função da pandemia da Covid-19.

Em princípio, a medida vale somente para a primeira divisão da competição nacional, já que muitos times disputam o torneio junto da Copa do Brasil e da Libertadores ou Sul-Americana. Além disso, ainda há decisões de campeonatos estaduais para serem realizadas.

No entanto, a redução do intervalo tem um limite de quatro jogos por time. Por isso, nenhum clube terá dois intervalos curtos de dois dias de forma consecutiva, visando o bem-estar da saúde e da forma física dos atletas

O Campeonato Brasileiro de 2020 começa neste sábado e irá até fevereiro de 2021. No entanto, devido às finais de alguns campeonatos estaduais coincidirem com a jornada inicial no final de semana, três jogos foram adiados. 

A medida contou com a anuência do Ministério Público do Trabalho e a homologação do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região com sede em Campinas (SP).

Confira a nota na íntegra:

"A Confederação Brasileira de Futebol e a FENAPAF - Federaçao Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol, com a anuência do Ministério Público do Trabalho e a homologação do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas), vêm a público informar que aditaram o acordo que estabelecia o intervalo mínimo de 66 horas entre partidas de competições coordenadas pela CBF, para estabelecer que, durante a temporada de 2020, de forma absolutamente excepcional e somente se necessário, poderão ser marcadas partidas com intervalo mínimo de 48 horas. Tal medida se aplica inicialmente à Série A, podendo ser estendida a outras competições de âmbito nacional mediante o mesmo critério adotado, ou seja, consulta prévia aos clubes e atletas.

A redução do prazo ficará limitada ao máximo de quatro partidas por equipe na competição, sendo que o intervalo entre duas partidas nessas condições não será inferior a 15 dias por clube. Além disso, nenhuma equipe disputará duas partidas seguidas com referido intervalo reduzido.

A CBF e a FENAPAF reafirmam a excepcionalidade da medida e asseguram que a mesma só será adotada com o objetivo de que as competições da temporada 2020 não avancem ainda mais sobre o calendário de 2021, garantido o trabalho seguro aos atletas, bem como um período de descanso ao final de 2020 e férias integrais ao final de 2021."