Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Uruguai não resiste à altitude e perde para o Equador em Quito

Celeste cai pela primeira vez nas Eliminatórias Sul-Americanas. Já o rival desta quinta-feira está no topo da tabela, com 100% de aproveitamento

Equador, pela primeira vez na história, venceu as três primeiras partidas das Eliminatórias  (foto: AFP)
Escrito por

Depois de passar incólume pelo ar rarefeito de La Paz, a indômita seleção uruguaia não pôde com a altitude de Quito e foi derrotada pelo Equador por 2 a 1, nesta quinta-feira, no Atahualpa, pela terceira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018. No entanto, cabe ressaltar que a Celeste não foi atropelada somente pelos 2.800 metros acima do nível do mar. Do outro lado, houve um adversário que sabe aproveitar o mando de campo para conseguir um outro ótimo resultado na competição.

O Equador chega a três vitórias em três jogos e segue na parte alta da tabela, com 100% de aproveitamento. Já o Uruguai cai pela primeira vez nas Eliminatórias, mas ainda está em situação confortável.


O Uruguai não se entregou diante das adversidades. A Celeste tentou lançamentos profundos e não deu certo. Depois, explorou as subidas de Sánchez, outra vez sem efeito. A altitude não entra em campo, mas influencia. Cavani chegou a tropeçar sozinho duas vezes em lance de ataque dos bicampeões mundiais.

Já a seleção da casa encaixou boas jogadas. Numa delas, o lateral direito Paredes apareceu na área e rolou para trás. Caicedo emendou e colocou a bola no barbante adversário.

Equador trabalhou coletivamente no primeiro gol  (foto: AFP)


A Celeste não baixou a guarda. Logo no início da segunda etapa, Cavani se antecipou à zaga rival e deixou tudo igual. O atacante do Paris Saint-Germain só não virou o jogo logo em seguida porque a trave não deixou.

Cavani deu esperança aos uruguaios (foto:AFP)


Os sustos e o domínio provisório do adversário deixaram o Equador mais atento. A equipe passou a anular a criação uruguaia e ir para cima com muito perigo. Muslera salvou arremate de Noboa, mas não conseguiu segurar disparo de Montero. Fidel Martínez apanhou o rebote e deixou os donos da casa mais uma vez em vantagem.

Até o apito final, o Equador imprimiu um ritmo de muita correria e velocidade. Os visitantes lutaram. Mas o jogo ficou mesmo nas mãos dos anfitriões.

FICHA TÉCNICA

EQUADOR 2 x 1 URUGUAI


Local: Atahualpa, em Quito (ECU)
Data e hora: 12 de novembro de 2015, às 19h (horário de Brasília)
Árbitro: Ricardo Ribero (BRA)
Auxiliares: Fabricio Da Silva (BRA) e Rodrigo Correa (BRA)
Cartão Amarelo: Quiñones, Achilier, Paredes (ECU); Maxi Pereira, Godín (URU)
Cartão Vermelho: -
Gols: Caicedo, 23'/1ºT (1-0); Cavani, 3'/2ºT (1-1); Fidel Martínez, 12'/2ºT (2-1)

EQUADOR: Domínguez, Paredes, Erazo, Achillier e Ayoví; Quiñones (Alex Bolaños, 8'/2ºT), Noboa, Fidel Martínez e Montero (Mena, 44'/2ºT); Miler Bolaños (Cazares, 37'/2ºT) e Caicedo. Técnico: Gustavo Quinteros.

URUGUAI: Muslera; Maxi Pereira, Coates, Godín e Cáceres; Sánchez, Álvaro González (Álvaro Pereira, 43'/2ºT), Arévalo Ríos e Lodeiro (Rolán, 18'/2ºT); Abel Hernández (Santos, 40'/2ºT) e Cavani. Técnico: Celso Otero.