Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Unanimidade: Alejandro Domínguez é eleito presidente da Conmebol

Colombiano e venezuelano foram escolhidos como vices da entidade

Alejandro Domínguez será o novo presidente da Conmebol (Foto: Igor Siqueira)
Escrito por

As urnas confirmaram que Alejandro Domínguez, candidato único, é o novo presidente da Conmebol. No salão João Havelange do Centro de Convenções Nicolás Leoz, em Assunção, o paraguaio foi eleito nesta terça-feira, por unanimidade, com dez dos dez votos possíveis.

Com isso, Domínguez também se torna um dos vices-presidentes da Fifa, representando o continente sul-americano, cargo que era de Juan Ángel Napout, preso em Zurique no começo de dezembro. O argentino Luis Segura também foi eleito para o Comitê Executivo da Fifa e se junta ao brasileiro Fernando Sarney na representação em Zurique.

- É uma honra e uma grande responsabilidade que todos os países me confirmem sua confiança - disse o novo presidente.

Domínguez, que ainda é presidente da Associação Paraguaia - mas deve abandonar a função -, foi o escolhido depois da retirada da candidatura do uruguaio Wilmar Valdez, que vinha presidindo interinamente a Conmebol. Como vices, também com candidatura única, foram eleitos o colombiano Ramón Jesurum e o venezuelano Laureano González.

Os novos cargos foram definidos em um processo novo adotado pela Conmebol, com votos para cada uma das três posições no comando da entidade, o que acabou deixando o Congresso mais demorado. Mas o tribunal fez questão de abrir as cédulas publicamente e mostrar os votos para cada candidato.

Ao confirmar publicamente a retirada da candidatura - o que já havia decidido na reunião do Comitê Executivo segunda-feira -, Valdez se mostrou um pouco resignado, mas disse que é o momento de a Conmebol sair do buraco.

- É um momento de crise na instituição, de crise. Creio que tem que ter um momento de unidade na instituição para sair dessa situação. Por mais que hoje a imagem não seja a melhor, não fica a dúvida que é uma instituição muito grande. Temos a responsabilidade de devolver a imagem que o futebol sul-americano merece - disse Valdez.

O Congresso teve a presença dos candidatos à presidência da Fifa, Gianni Infantino, secretário-geral da Uefa, e Ali bin Al Hussei, príncipe da Jordânia. Presidente da CBF, Coronel Nunes inclusive se sentou ao lado de infantino.