Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Treinador do sub-19, Thiago Motta fala de suas preferências: ‘2-7-2’

Ex-volante comentou que tem o DNA ofensivo e que números não definem ofensividade ou não de um esquema tático

Thiago Motta mostrou-se um treinador com DNA ofensivo  (Foto: Divulgação)
Escrito por

Aposentado desde julho, o ex-volante brasileiro naturalizado italiano Thiago Motta hoje é treinador do sub-19 do PSG e, claro, quer fazer história. Em entrevista ao jornal "Gazzetta Dello Sport", o comandante de 36 anos mostrou-se um profissional com DNA ofensivo e até "sugeriu" um novo esquema: o 2-7-2. 

- A minha ideia de jogo é ofensiva. Uma equipe compacta, que mande na partida, pressão alta e muita mobilidade com e sem bola. Quero que o jogador com a bola tenha três ou quatro soluções e dois companheiros perto para o ajudar.Pra mim, contando da direita para a esquerda, poderia ser um 2-7. Você pode jogar num 4-3-3 e ser defensivo ou 3-5-2 e ser ofensivo. Esses números enganam muito. Conto o goleiro nos sete do meio-campo. Para mim o atacante é o primeiro defensor e o goleiro é o primeiro atacante. O goleiro é quem começa a jogada, com o pé, e os primeiros atacantes que têm de fazer a pressão para recuperar a bola - comentou o treinador. 

Ao ser questionado sobre o treinador que mais se espelha, ele respondeu Pep Guardiola. Para Motta, o atual técnico do Manchester City faz com que os seus times troquem passes com agressividade e segurança na defesa. 

- O Manchester Cidade de Guardiola... Contra o United eles marcaram depois de dar 44 passes , eu até mostrei para meus filhos. Numa competição, consegui um gol depois de 16 passes ... ainda estamos muito  longe - finalizou.