Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Da suspensão ao Real Madrid: a carreira de Zidane como treinador

Ídolo francês ficou sem trabalhar em 2014 pela falta de habilitação necessária. Porém, no ano seguinte, recebeu da Uefa a licença para dirigir times da Primeira Divisão da Espanha

Zidane tem o maior desafio em menos de três temporadas como treinador (Foto: GERARD JULIEN/STF)
Escrito por

Zinedine Zidane assume o Real Madrid com a imagem de lances plásticos que ajudaram a decidir campeonatos de extrema relevância, como Copa do Mundo, Eurococopa e Liga dos Campeões da Europa. No entanto, como treinador, Zizou ainda é uma grande incógnita. Pouca gente acompanhou o trabalho do francês à frente do Real Castilla, uma espécie de time B dos Merengues.

O ídolo teve um período de aprendizado como auxiliar técnico de Carlo Ancelotti em 2013-14. Com os conselhos de Zidane, o italiano conquistou a Liga dos Campeões e a Copa do Rei. Neste período, o francês também aproveitou para visitar Pep Guardiola no Bayern de Munique e saber um pouco sobre os métodos do homem que revolucionou o Barcelona de 2008 a 2012.

Na temporada seguinte, Zidane acertou com o Castilla e já teve problemas. Ainda Sem a licença para treinar, Zizou foi impedido de trabalhar por três meses pela Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). Foi preciso um Tribunal Esportivo intervir na questão para garantir a continuidade do carrasco da Seleção Brasileira em 1998.

Em 2015, a notícia que o ex-jogador tanto esperava. Em maio, Zidane recebeu o diploma de treinador de nível III, documento que o habilitava para dirigir qualquer time da Primeira Divisão da Espanha. Durante o ano passado, ele também chegou a ser especulado como o substituto de Marcelo Bielsa no Olympique de Marselha.

Os resultados de Zidane em divisões inferiores ainda não são muito animadores. Na primeira temporada, o Real Castilla não conseguiu se classificar para o play-off da Segunda Divisão. Na temporada seguinte, caiu para a Terceirona, mesmo com a chegada de Odegaard, joia norueguesa de apenas 16 anos que subiu rapidamente aos profissionais.

CONFIRA IMAGENS DA CARREIRA DE ZIDANE


A ascensão de Zidane estava acontecendo nesta temporada. Sob as ordens do francês, o Castilla ficou na segunda colocação até a última rodada.

No Real Madrid, Zidane terá um perfil bem diferente de Rafael Benítez e José Mourinho. Os ibéricos priorizavam o rigor tático, enquanto o novo comandante deve apostar mais na individualidade e na liberdade de criação dos volantes Modric, Isco e Kroos.

- Ele é emblemático, tem história no Real, é ídolo, com experiência como auxiliar de Ancelotti e técnico do Real B - afirmou Thomaz Roncero, editor do "AS" e torcedor fanático do único clube com dez Champions League.

Nesta terça-feira, a torcida do Real Madrid terá o primeiro contato com o novo treinador, já que o clube abrirá as portas do treinamento para os torcedores. A estreia de Zidane no novo cargo será no dia 9 de janeiro, no próximo sábado, contra o Deportivo La Coruña, no Santiago Bernabéu.

- Somos o melhor clube do mundo e a melhor torcida. Devo me esforçar para que a equipe seja campeã no fim da temporada. Posso garantir que farei todo o possível para tirar o melhor dos jogadores. Nada é mais importante do que estar com o time e trabalhar. É um dia muito importante. Tenho a emoção de estar aqui. Fui jogador, mas sei que a partir de amanhã (terça-feira) será tudo diferente.