Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Suárez leva o Barcelona à final do Mundial de Clubes

Craque uruguaio compensa ausências de Messi e Neymar com três gols no triunfo sobre o Guangzhou Evergrande, nesta quinta-feira, em Yokohama

Escrito por

Além da ausência já prevista do lesionado Neymar, o Barcelona enfrentou o Guangzhou Evergrande sem Messi, afetado por um problema renal. No entanto, a falta da dupla não fez a mínima diferença para o time catalão passar pelos chineses por 3 a 0 e confirmar a vaga no Mundial de Clubes da Fifa, em duelo realizado nesta quinta-feira, no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão. Suárez, o remanescente do trio MSN, anotou os três gols. Iniesta também teve grande atuação.

No próximo domingo, o Barcelona faz a final contra o River Plate em busca do tricampeonato da competição. Antes da decisão, Guangzhou Evergrande e Sanfrecce Hiroshima disputam o terceiro lugar.


O Barcelona começou os 20 primeiros minutos devagar, quase parando. Paciente, aos poucos, o time catalão foi se soltando graças à genialidade de Iniesta. O craque era a salvação de um time sonolento. Em jogada de pura sabedoria o camisa 8 deixou El Haddadi de frente para o gol, mas o atacante parou na defesa de Shuai. A equipe parece que não acompanhava o raciocínio do cérebro do meio de campo.

Do outro lado, a estratégia do técnico Luiz Felipe Scolari era fazer o Guangzhou Evergrande resistir o máximo possível. Os chineses ficaram atrás, com poucas opções para o contra-ataque até o primeiro gol do Barcelona, aos 39 minutos do primeiro tempo. Rakitic arriscou de fora da área, o goleiro adversário rebateu para frente, e Suárez apanhou o rebote para tirar o zero do placar.

Suárez é mais esperto e marca (Foto: Divulgação/Barcelona)

Na realidade, o Guangzhou teve apenas uma jogada trabalhada, Bola na área para Paulinho cabecear. Numa delas, o volante brasileiro obrigou Bravo a uma grande defesa.

O segundo tempo foi ainda mais fácil para o Barcelona. Em alguns momentos, o atual campeão europeu parecia estar treinando, tamanho o domínio que impôs ao adversário. Iniesta, em outra jogada genial, encontrou Suárez, que não deixou a bola cair, emendando de primeira para ampliar a vantagem dos catalães.

O Guangzhou se entregou de vez. Robinho, que poderia ser uma alternativa, amargou o banco e não entrou. A meta era perder de pouco. O Barça, por sua vez, seguia "treinando". El Haddadi foi derrubado na área. Suárez cobrou pênalti e se isolou na artilharia do Mundial e mostrou para a Fifa que é o candidato mais forte ao prêmio de craque da competição.

Não foi preciso muito esforço. A vitória do Barça em momento nenhum foi ameaçada.

FICHA TÉCNICA

BARCELONA 3 X 0 GUANGZHOU EVERGRANDE


Local: Estádio Internacional, em Yokohama (JAP)
Data e hora: 17 de dezembro de 2015, às 8h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Joel Aguilar (SLV)
Auxiliares: Juan Zumba (SLV) e Marvin Torrentera (MEX)
Cartão Amarelo: Xiaoting (GUA)
Cartão Vermelho: -
Gols: Suárez, 39'/1ºT (1-0); Suárez, 4'/2ºT (2-0); Suárez, 22'/2ºT (3-0)

BARCELONA: Bravo, Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Jordi Alba (Adriano, 26'/2ºT); Busquests, Rakitic e Iniesta (Samper, 35'/2ºT); Sergi Roberto (Sandro, 26'/2ºT), El Haddadi e Luis Suárez. Técnico: Luis Enrique.

GUANGZHOU EVERGRANDE: Li Shuai, Linpeng, Xiaoting, Gwon e Zou (Xuepeng, 11'/1ºT); Paulinho, Zhi, Bowen, Long (Hanchao, 11'/2ºT) e Ricardo Goulart; Elkson (Lin, 22'/2ºT). Técnico: Luis Felipe Scolari.