Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Raffael volta em um dos clássicos de maior rivalidade na Alemanha

Brasileiro estará em campo pelo Borussia Mönchengladbach diante do lanterna Colônia

Raffael teve uma pequena lesão muscular, mas estará em campo contra o Colônia (Foto: Reprodução / Facebook)
Escrito por

O returno da Bundesliga entra em cena nesse fim de semana com um jogo que, historicamente, sempre mexeu com o futebol alemão e as torcidas dos dois clubes: Colônia x Borussia Mönchengladbach, partida a ser realizada neste domingo, às 12h30. Em campo estará o atacante Raffael, que joga na Alemanha desde 2008 e conhece bem essa rivalidade. Chega a comparar o dérbi a dois dos maiores clássicos brasileiros.

- Contra o Schalke é clássico, contra o Dortmund também, mas contra o Colônia é ainda mais, é outra história. É como se fosse um Flamengo x Vasco ou um Corinthians x Palmeiras. É uma rivalidade histórica, que muitas vezes passa dos limites aceitáveis - contou Raffael, que marcou dois gols no último jogo do turno, no dia 15 de dezembro, na vitória de 3 a 1 sobre o Hamburgo, e retorna à equipe após se recuperar de uma lesão na panturrilha.

A ferrenha rivalidade entre Borussia Mönchengladbach e Colônia se dá graças à proximidade das cidades, que se localizam na Renânia do Norte-Vestfália, um dos 16 Estados da Alemanha. Por ser bem mais populoso, com mais de um milhão de habitantes atualmente, Colônia sempre tratou Gladbach com desdém, além de ser considerado o município mais importante da Renânia – apesar de a capital ser Düsseldorf.

Já Mönchengladbach é bem menor, com pouco mais de 200 mil habitantes, e tem o status de cidade independente – abaixo das regiões administrativas e dos distritos.

Raffael tem sete gols em 18 partidas (Foto: Reprodução / Facebook)

Na rodada de abertura da atual edição da Bundesliga, no Borussia-Park, o Gladbach venceu o Colônia por 1 a 0. A situação dos rivais na tabela é totalmente oposta. Enquanto o time de Raffael se encontra em sexto lugar, com 28 pontos, e colado ao vice-líder Schalke 04, que tem 30, o Colônia segura a lanterna da competição, com apenas uma vitória em 17 jogos, além do posto de piores ataque e defesa da competição. Mas o jogador brasileiro prefere falar sobre o bom momento de sua equipe.

- O primeiro turno foi bom pra gente. Terminar entre os primeiros era o que a gente esperava. Estamos em sexto, mas com a mesma pontuação do terceiro e apenas dois pontos atrás do vice. Está tudo muito embolado ali na frente. Esse returno tem tudo para ser emocionante. A gente espera continuar na briga, para buscar um lugar na Liga dos Campeões, e nada melhor do que recomeçar com esse clássico. Se vencermos, já podemos até assumir a vice-liderança.