Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Presidente da La Liga volta a responder Vini Jr em rede social: ‘Você está sendo injusto’

Brasileiro foi alvo de ataques e injúrias raciais em duelo com o Valencia

Vini discute com comandantes do Valencia após ataques (Photo by JOSE JORDAN / AFP)
Escrito por

O presidente da La Liga, Javier Tebas, voltou a usar suas redes sociais para falar sobre os casos de racismo contra Vinícius Jr. O mandatário, que já havia respondido ao brasileiro dizendo que a culpa era de Vini por não ter comparecido a reuniões que tratariam do racismo no futebol espanhol, voltou a se referir ao atacante do Real Madrid, afirmando que estaria sendo injusto em sua fala.

- Nem a Espanha e nem a La Liga são racistas. Você está sendo injusto em dizer isso. Como comandantes da La Liga, denunciamos e combatemos o racismo com toda rigidez dentro das nossas competências. Nesta temporada, foram nove casos de racismo (oito contra Vini). Sempre identificamos os infratores e levamos a denúncia aos órgãos legisladores. Não importa que sejam poucos, eles são implacáveis. Não podemos permitir que se manche a imagem de uma competição que é sobre o símbolo de união de povos, onde mais de 200 jogadores são de origem negra em 42 clubes que recebem em cada rodada o respeito e o carinho das torcidas, sendo o racismo um caso extremamente pontual que vamos eliminar - afirmou Tebas.

+ 10% OFF nos mantos internacionais a partir de R$299,90 com o cupom: LANCEFUT

A postura de Tebas nas redes sociais estão irritando alguns brasileiros. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, xingou o dirigente espanhol, classificado por ele como "imbecil", por tentar culpar Vini Jr, vítima na situação.

Aos 27 minutos da segunda etapa, enquanto o Real perdia por 1 a 0 no Mestalla, torcedores do Valencia começaram a ofender e atacar Vini com injúrias raciais. O brasileiro identificou e apontou os autores do crime para o árbitro Ricardo de Burgos Bengoechea, que paralisou o jogo por nove minutos. No fim do duelo, porém, o brasileiro se envolveu em uma confusão com Hugo Duro e acertou o rosto do valenciano, sendo expulso após revisão do VAR. Os operadores do vídeo, porém, omitiram um mata-leão de Hugo no camisa 20 merengue, que se estendeu por cerca de 10 segundos antes do golpe de Vinícius.

O Real, na manhã desta segunda-feira, formalizou uma denúncia à Procuradoria Geral do Estado contra o caso de racismo, devido à situação poder ser considerada um crime de ódio, e aguarda as investigações do Ministério Público. Foi o nono estádio nesta temporada em que Vini foi alvo de gritos racistas. O outro caso, citado por Tebas, teve como alvo o nigeriano Samuel Chukwueze, do Villarreal, em duelo contra o Mallorca.