Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Pode o Benfica subir o Everest?’

Nuno Farinha, diretor-adjunto do 'Record', analisa o confronto entre a equipe portuguesa e o Bayern de Munique pelas quartas de final da Liga dos Campeões

Benfica terá pela frente o desafio de tentar desbancar o Bayern (Foto: AFP)
Escrito por

Terá o Benfica condições para ser a primeira equipa a fazer Pep Guardiola “cair”
antes das semifinais da Liga dos Campeões? É incrível, mas é verdade: o treinador que elevou o Barcelona à condição de melhor equipe do Mundo nunca perdeu nas oitavas nem nas quartas de final.

Em Barcelona, em quatro temporadas, o histórico é impressionante: final (com vitória), semifinal (eliminado pela Inter), final (com vitória) e semifinal (eliminado pelo Chelsea). Em Munique, nas duas temporadas que passaram, foi assim: duas semifinais (eliminado por Real Madrid e Barcelona). Ou seja, na competição mais importante de clubes, Guardiola ganha ou eliminado na semifinal pela equipe que depois acaba por se sagrar campeã: Inter (2010), Chelsea (2012), Real Madrid (2014) e Barcelona (2015).

Se tivesse de atribuir um valor à possibilidade de êxito do Benfica neste duelo com o Bayern, dificilmente seria mais do que 5%. O favoritismo dos alemães é indiscutível. Tem o melhor treinador do Mundo, vários jogadores da Seleção que venceu o Mundial de 2014, no Brasil, e ainda alguns craques franceses, holandeses, espanhóis e brasileiros. Um cocktail explosivo que, em dia “sim”, é capaz de “atropelar” qualquer adversário. O Bayern é a equipa que mais soluções tem. Do ponto de vista individual e coletivo. Jogo interior, pelos corredores, bolas paradas, jogo aéreo, tem tudo!


Na teoria, o Benfica irá passar por enormes dificuldades. Vai ter de correr muito atrás da bola e sofrer com aquilo que não está habituado. Rui Vitória, treinador das “Águias”, garantiu que não fará alterações na forma de jogar que tem dado tão bons resultados no campeonato nacional.

E aí, na temporada de estreia, está tudo a correr maravilhosamente. Ninguém acreditava no sucesso de Rui Vitória e a verdade é que, a seis jogadas do fim, a equipe está na liderança do Campeonato Português. É essa confiança em alta que tem feito o Benfica acreditar que, se calhar, é mesmo possível subir o Everest.

Quando o sorteio ditou esta eliminatória, há algumas semanas, a questão estava resolvida. Só faltava mesmo saber se o Bayern ganharia por 6, 7 ou 8 gols de diferença. A cada dia que passa, contudo, o sentimento geral vai mudando. Será que é desta vez que Guardiola vai tombar antes da semifinal?

*Nuno Farinha, diretor-adjunto do Record