Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Período no Castilla, titularidade com Solari, lesão… A primeira temporada de Vinícius Júnior no Real Madrid

Revelado pelo Flamengo, o atacante de 18 anos teve um período difícil nos primeiros meses, mas conquistou a titularidade, até a contusão no tornozelo que o tirou de ação

Vinícius Júnior fez 31 partidas pelo time principal do Real na temporada e marcou quatro gols (Foto: AFP)
Escrito por

Negociado com status de maior venda da história do Flamengo, Vinicius Junior fez sua primeira temporada no Real Madrid. O garoto de 18 anos desembarcou na Espanha em julho e teve um época de altos e baixos. Comprado pelos merengues por 45 milhões de euros (cerca de R$ 164 milhões na cotação da época), o brasileiro passou pelo Real B e conquistou espaço no elenco principal até se lesionar. O LANCE! fez uma retrospectiva desse primeiro momento de Vinicius no clube.

CHEGADA E PERÍODO NO CASTILLA
Apesar dos altos valores pagos pelos merengues, a torcida e imprensa espanhola conheciam pouco sobre o atacante. Recém-chegado ao time na época dirigido por Julen Lopetegui, Vinicius teve que conquistar seu espaço e pediu para atuar no Real Madrid Castilla para não perder ritmo de jogo. No período em que esteve na equipe B, o garoto jogou cinco partidas, todas como titular e marcou quatro gols. Virtudes Sanchez, jornalista do 'MARCA' falou sobre esse tempo do brasileiro no time B.

- Ele fez uma boa pré-temporada, chamou atenção da torcida e surpreendeu no início, mas o Lopetegui preferiu jogar com os homens de confiança dele e colocou Vinicius no Castilla. Ir para o Real B também foi um pedido do garoto, para não ficar parado. Normalmente quando um jogador badalado chega ao Real B, ele não é muito recebido pelos companheiros, mas o atacante conquistou a todos com muita humildade e simplicidade - comentou Virtudes, que teve o discurso corroborado por Fernando Kallás, jornalista do 'AS'.

- Ele jogou pouco no Castilla, mas foi a forma que ele mesmo encontrou de jogar e começar a adaptação dele ao clube. Foi importante para o Real ver que ele veio pra trabalhar e que não tinha ego. A vontade do Vinicius era jogar. Ele fez com a camisa do Real o que ele fazia no Flamengo. Sem medo, sem deslumbramento, com atrevimento e vontade. Mostrou que tem muito potencial, que a camisa não pesa e que o clube pode contar com ele pro futuro - analisou Kallás.

Vinícius Júnior na apresentação pelo Real Madrid (Foto: Reprodução)

POUCAS CHANCES COM LOPETEGUI E TITULARIDADE COM SOLARI
Apesar dos 31 jogos na temporada, Vinicius teve um início complicado na equipe principal. Sob comando de Lopetegui, o jogador ex-Flamengo teve pouquíssimas chances e fez sua estreia no time principal no fim de setembro, quando entrou aos 43 minutos do segundo tempo em uma partida contra o Atlético de Madrid. Com o treinador espanhol, o brasileiro não fez nenhuma partida como titular e sequer atuou mais de 15 minutos em um jogo.


No entanto, após a demissão de Lopetegui, no fim de outubro, o garoto começou a ganhar mais tempo em campo. Antes técnico do Castilla, Santiago Solari assumiu o comando do time principal do Real e deu oportunidades ao garoto. Logo no primeiro jogo com Solari, Vinicius jogou os 90 minutos da partida contra o Melilla pela Copa do Rei. Na partida seguinte, contra o Valladolid, no dia 3 de novembro, o atacante fez seu primeiro gol pelo Real.

- Desde a época de Castilla, Solari foi determinante na evolução do Vinicius. Com ele, o jogador explodiu no Real e torcida reclamava muito quando o garoto não era titular. Ele é muito querido pela torcida. Eu acompanhei toda transição do Vinicius no Flamengo para o Real e digo que é impressionante como os merengues o adotaram, cantando o nome dele, vestindo as camisas dele. Tudo que o Vinicius faz rende muito, é sempre a matéria mais lida - disse a jornalista ao

Vinicius comemorando um gol pelo Real (Foto: JAVIER SORIANO/AFP)

LESÃO LOGO APÓS A CONVOCAÇÃO
De novembro até fevereiro, o brasileiro conseguiu uma sequência muito boa no time titular do Real Madrid. As boas atuações de Vinicius, com gols na La Liga e na Copa do Rei, chamaram a atenção de Tite, que convocou o jovem no dia 28 de fevereiro para a disputa de amistosos com a Seleção Brasileira. No entanto, uma lesão atrapalhou o sonho do garoto em vestir a camisa da Seleção principal pela primeira vez.

Vinicius sofreu uma lesão nos ligamentos do tornozelo direito no dia 5 de março na derrota do Real para o Ajax na Champions League. Dada a gravidade da contusão, o brasileiro foi cortado da lista de Tite na época. Vinicius ficou mais de dois meses fora de ação, mas já está recuperado e voltou a atuar. Contudo, o jogador não figurou na lista final para a Copa América. Virtudes criticou a opção de Tite em não levá-lo.

- O Tite foi injusto com Vinicius. Tinha convocado o garoto, mas a lesão o tirou da lista. Mas, agora, com ele recuperado, podia tê-lo chamado. Ele vai ser peça chave na próxima Copa do Mundo e o técnico tinha a chance de chamá-lo para sentir o clima da Seleção, disputar uma competição no próprio país. Com 18 anos, Vinicius já fez jogos importantes como contra o Barcelona. Zidane tem culpa por não dar ritmo nessa reta final, mas o Tite também tem - criticou a jornalista do 'MARCA'.

Brasileiro lesionou o tornozelo em partida da Champions (Reprodução)

EXPECTATIVA PARA A PRÓXIMA TEMPORADA COM ZIDANE
Após o período lesionado, Vinícius voltou aos treinamentos no dia 23 de abril, já com Zidane sob comando do Real Madrid. O brasileiro só voltou a ser aproveitado no dia 5 de maio, quando saiu do banco no fim da partida contra o Valladolid. O atacante fez mais duas partidas, uma como titular e outra como reserva e agora começa a pensar na próxima temporada. Virtudes Sanchéz e Fernando Kallás projetaram as chances do jovem com o técnico francês.

- Sobre o aproveitamento do brasileiro com Zidane, não sabemos o que vai acontecer na próxima época. Mas não foi positivo o fim da temporada, porque o treinador francês só colocou o atacante nos últimos 15 minutos da penúltima e antepenúltima rodada, quando o Vinicius precisava jogar pra poder convencer o Tite de convocá-lo para a Copa América no Brasil - disse Kallás, complementado por Virtudes.

- É a grande dúvida da imprensa no momento. Ninguém sabe o que Zidane vai fazer com Vinicius na próxima temporada. Pelo que se tem falado, o francês vai dar oportunidades ao garoto aos poucos para não sobrecarregá-lo. O brasileiro ainda precisa evoluir em alguns aspectos do jogo, como as finalizações e acredito que Zidane viu isso, e optou por desacelerar essa evolução, tirando a responsabilidade dele - encerrou a jornalista.

Aos 18 anos, Vinicius já brilha pelo Real Madrid (Gabriel Bouys/AFP)

*Números de Vinícius Júnior na temporada:

Total de jogos na equipe principal:
31
Gols: 4
Jogos pela La Liga: 18, 9 como titular, 9 vindo do banco e 2 gols
Na Copa do Rei: 8 jogos, todos como titular e 2 gols
Mundial de clubes: 1 (vindo do banco) contra o Kashima Antlers na semifinal
Champions: 4 jogos, 3 como titular
Partidas pelo RM Castilla: 5 jogos, 5 como titular, com 4 gols