Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Operação policial estremece futebol belga e expõe maior crise da história

Corrupção, fraude e detenções: operação desmonta organização criminosa que envolve treinadores, dirigentes, empresários e investiga dez clubes da primeira divisão local

Pior crise do futebol belga destoa do momento vivido dentro de campo (Foto: Giuseppe Cacace/AFP)
Escrito por

O futebol belga sofreu um grande baque, nesta quarta-feira, com uma grande operação policial realizou buscas e apreensões em dez de 16 clubes da primeira divisão, em 44 localidades diferentes. O intuito da operação é desmontar uma organização criminosa que se utiliza do futebol para praticar lavagem de dinheiro e outras atividades corruptas. Entre os suspeitos, donos de clubes, dirigentes, jogadores, empresários, treinadores e árbitros semiprofissionais.

Os envolvidos
Entre os envolvidos que já foram detidos, Mogi Bayat, ex-diretor do Anderlecht, que controla cerca de 90% do mercado de transferências belga; o atual treinador do Brugges, Ivan Leko, que conquistou o Campeonato Belga da temporada passada e os árbitros Sébastien Delferière e Bart Vertentes. Além de Herman Van Holsbeeck, que treinou o Sporting de Anderlecth (2004-18).

A investigação
As investigações começaram no final de 2017, após suspeitas envolvendo o pagamento de comissões em cima de transferências, além de fraudes e negociações turbulentas envolvendo os salários de treinadores e jogadores. O processo se estendeu em nove países diferentes, incluindo a França. A Federação Belga de Futebol ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Pior crise fora de campo x melhor momento dentro de campo
A Bélgica, dentro de campo, vive o melhor momento da história do seu futebol. A seleção alcançou o terceiro lugar da última Copa do Mundo (melhor colocação de sua história) e conta com uma geração de incríveis jogadores, protagonistas em grandes clubes europeus, como Eden Hazard (Chelsea) e Kevin De Bruyne (Manchester City). Vivendo uma das piores crises de sua história, a produção de grandes jogadores é o resultado de investimentos nas divisões de base e cuidado com a formação dos atletas.