Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Olho neles! Decisão ‘tupiniquim’ abre temporada do futebol tailandês

Buriram United e Chiangrai United decidem na sexta-feira a Supercopa da Tailândia

Diogo estará em campo na Supercopa da Tailândia (Foto: Divulgação / Buriram United)
Escrito por

Destaques no futebol asiático há muito tempo, mais uma vez os brasileiros estarão no centro das atenções nesta sexta-feira, às 10h (de Brasília), na decisão da Supercopa da Tailândia, entre Buriram United e Chiangrai United, que marcará a abertura da temporada do futebol no asiático.

Do lado do Buriram United, atual campeão tailandês, estarão os atacantes Diogo, grande ídolo da equipe, e o recém-chegado Edgar, ex-jogador do São Paulo e do Vasco da Gama. Já no Chiangrai United, que venceu a FA Cup da última temporada, além de toda a comissão técnica ser brasileira, chefiada pelo técnico Alexandre Gama, os dois atacantes do time também são brasileiros: Gilberto Macena, ex-Shandong Luneng e Buriram, e Cleiton Silva, ex-Querétaro. O time conta ainda com o defensor Victor Cardozo, ex-Campinense.

- Acredito que será um jogo muito difícil, até porque o Chiangrai desde o ano passado tem investido bastante no time, apesar de ter mudado a maioria dos estrangeiros. Dois dos novos contratados eu conheço. O Macena jogou comigo no Buriram e o Cleiton Silva já atuou pelo Muangthong, nosso rival. São dois caras experientes, vitoriosos por aqui e que conhecem bastante o futebol tailandês. Até por isso, aposto que seja um jogo bem complicado - analisa Diogo.

Diogo é um dos ídolos do Buriram (Foto: Divulgação)

O jogo de sexta-feira, que valerá o título da Supercopa da Tailândia, será disputado no estádio Suphachalasai, na capital Bangkok. Enquanto o Chiangrai United buscará apenas seu segundo título na história, o Buriram United é o time mais vencedor do futebol tailandês, principalmente, nos últimos anos.

- Treinamos forte nesses 15 dias que tivemos de pré-temporada, mas não é fácil iniciar o ano com uma final, um jogo importante como este, com tão pouco tempo de treinamento. Mas isso vale para as duas equipes e fizemos o que pôde ser feito nesses dias. Numa final também conta muito o aspecto da motivação extra e por isso creio que estamos preparados para fazer um bom jogo - comenta Diogo.

Aliás, desde a chegada de Diogo ao clube, no início de 2015, o brasileiro já faturou dez títulos, sendo os mais importantes o bicampeonato tailandês (2015 e 2017), o bicampeonato da Copa da Liga Tailandesa (2015 e 2016), a FA Cup (2015), e o bicampeonato da Supercopa da Tailândia (2015 e 2016). Portanto, o atacante, revelado na Portuguesa, buscará o tricampeonato da Supercopa. 

Além desta decisão, os times ainda terão outras competições nesta temporada. Tanto o Chiangrai quanto o Buriram terão os mesmos compromissos em 2018: Campeonato Tailandês, FA Cup, Copa da Liga Tailandesa e Liga dos Campeões da Ásia. A única diferença é que o Chiangrai entrará na fase preliminar – enfrentará o Bali United, da Indonésia – e, caso avance, ainda terá que passar pela fase de playoff para poder ingressar na fase de grupos, onde o Buriram já está no grupo G, ao lado do chinês Guangzhou Evergrande, do japonês Cerezo Osaka e do sul-coreano Jeju United.

- Teremos uma competição muito importante que começará em breve, que será a Liga dos Campeões da Ásia, que é relevante para o clube e até mesmo para o futebol tailandês. Nosso objetivo é conseguir ir bem nesta competição também e, por isso, será importante já começar a temporada sendo campeão da Supercopa para que isso nos motive para estes outros objetivos no ano -finaliza Diogo, que já marcou 90 gols e deu 29 assistências em 105 partidas disputas com a camisa do Buriram United.