Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mourinho e United: uma história regada a vinho, correria e freguesia

Treinador perdeu apenas duas vezes em 20 jogos contra o United e protagonizou momentos históricos no Old Trafford, como sua comemoração no gol do Porto

AFP
Escrito por

José Mourinho começou sua carreira de treinador em 2000, mas só 16 anos que chega ao Manchester United. Porém, sua história está ligada ao clube e ao Old Trafford há muito tempo. Na verdade, foi justamente em uma partida no famoso "Teatro dos Sonhos" que ele teve um momento decisivo na carreira. Isso em 2004, quando o Porto eliminou os Red Devils dentro da Inglaterra e acabou levando a Liga dos Campeões daquele ano. Na verdade, as lembranças do torcedor com o português estão longe de ser boas. Ele só perdeu para o time duas vezes em 20 encontros.

Mourinho já era bem visto e ganhava elogios. Tinha assumido o Porto em 2002 e tinha levado o Campeonato Português e a Copa Uefa contra o Celtic. Na Champions, o Dragão pegou os Red Devils logo nas oitavas. O Mancheser tinha astros como Keane, Scholes, Giggs, Van Nistelrooy e o então jovem Cristiano Ronaldo no banco.

Em Portugal, vitória portista por 2 a 1. No Old Trafford, o United vencia por 1 a 0 e levaria a vaga pelo critério do gol fora de casa. Costinha empatou já no apagar das luzes, e a comemoração de Mourinho acabou entrando na história. Saiu correndo pela linha lateral e se juntou aos jogadores. Ferguson lembrou do episódio em sua autobiografia.

- O nosso primeiro encontro foi na Liga dos Campeões de 2004/05, quando o Porto de José nos eliminou. Tive uma discussão com ele no primeiro jogo, mas é normal esse tipo de coisas entre treinador no encontro inicial. Depois, tornamos-nos bons amigos. Sempre o considerei muito disponível e comunicativo. Acho que ele percebeu que lidava com alguém que já tinha vivenciado todos os extremos do futebol e apreciava a nossa conversa - publicou Fergie em sua biografia:

- Quanto à correria, também já fiz o mesmo. Admiro pessoas que nos mostram as suas emoções. Demonstram que lhes dão importância.

E a relação ficou ainda mais estreita quando Mourinho foi para o Chelsea. Ele ficou lá de 2004 até 2007, e neste período foram 10 jogos, e os Blues perderam apenas uma vez. E começou uma tradição entre eles. Como é comum em jogos da Premier League, os técnicos sentam-se para tomar um vinho. Como bons apreciadores, começaram a sempre querer trocar garrafas, e a amizade cresceu a partir daí.

- O Old Trafford é um lugar fenomenal para jogar futebol. Joguei aqui por todos os meus clubes: Porto, Inter de Milão, Chelsea e Real MAdrid. Joguei na Liga dos Campeões, Premier League e copas. Estive em diferentes circunstâncias, e sempre amei - disse Mourinho em sua apresentação.

Quando foi para a Internazionale, também encontrou o United. Na Liga dos Campeões de 2009, empate no Giuseppe Meazza e a segunda derrota de Mourinho contra o Manchester United, eliminando os Nerazzurri. Em 2013, já no Real Madrid, também pela Champions, empate no Santiago Bernabéu e vitória no Old Trafford, dando a classifição aos Merengues.

No retorno de Mourinho ao Chelsea, já sem Alex Ferguson no United, foram quatro jogo, com duas vitórias para os Blues e dois empates. Agora, 12 anos e 20 jogos depois, enfim Mourinho e Manchester estão juntos.