Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Monaco vence o Saint-Étienne e leva o Campeonato Francês após 17 anos

Mbappé e Germain marcaram os gols da vitória por 2 a 0, no Stade Louis II

(Foto: Boris Horvat / AFP)
Escrito por

Pode comemorar! O Monaco conquistou pela oitava vez o Campeonato Francês ao bater o Saint-Étienne por 2 a 0, no Stade Louis II, no Principado. Os gols da vitória foram marcados pelo jovem Mbappé, de apenas 18 anos, que se consolidou como grande nome da equipe, e Valery Germain. 

A conquista coroou a excelente temporada da equipe, que mostrou um grande futebol e um ataque poderoso, marcando 104 gols no Campeonato Francês até o momento. Na Liga dos Campeões, os monegascos fizeram bonito e foram até a semifinal, eliminando Manchester City e Borussia Dortmund no mata-mata, parando apenas na Juventus.

De quebra, o Monaco acabou com a hegemonia do PSG no futebol francês. A equipe de Paris buscava o pentacampeonato e entrou como favorito na Ligue 1, mas não esperava que o técnico Leonardo Jardim armasse o time do Principado de forma tão precisa.

Além do surgimento de Mbappé, que já é cogitado nos principais clubes da Europa, a temporada foi a redenção de Falcao García, que vinha de dois anos ruins por Manchester United e Chelsea, mas se reencontrou no Monaco, assumindo a responsabilidade e a braçadeira de capitão.

Falcao tem 21 gols no Campeonato Francês (Foto: Boris Horvat / AFP)

O Monaco chegou a 92 pontos, contra 86 do PSG, que acabou com o vice. O Saint-Etienne está em oitavo, com 50.

O técnico Leonardo Jardim deixou de lado a grande vantagem sobre o PSG na tabela e lançou o time titular para encarar o Saint-Étienne. Em casa, o Monaco começou em cima em busca da tranquilidade. Falcao quase fez em passe de Fabinho. O Saint-Étienne, contudo, chegava com perigo nas poucas vezes que aparecia no ataque.

Mbappé passou a aparecer mais no jogo, com grande movimentação. E quase abriu o placar após jogada de Bernardo Silva, mas Ruffier fez excelente intervenção. Era só o prenúncio do que estava por vir.

Torcedor comemora o título do Monaco (Foto: Boris Horvat / AFP)

Aos 19 minutos, Mbappé abriu o placar. Fabinho roubou a bola, que sobrou para Falcao. O colombiano lançou a joia, que driblou Ruffier e correu para o abraço. Com a vantagem, o Monaco passou a tocar a bola no campo ofensivo em busca de espaços.

Na segunda etapa, o Monaco seguiu com o controle da ações, dando pouco espaço para os ataques do Saint-Étienne. Fabinho e João Moutinho faziam excelente partida na proteção e distribuição do jogo.

Jogadores comemoram o título (Foto: Boris Horvat / AFP)

A tranquilidade reinava no time do Monaco. Sem pressa, a equipe trocava passes e chegava com perigo. E perdeu grande chance com Germain, que entrou minutos antes na vaga de Bernardo Silva.

No fim do jogo, o técnico Leonardo Jardim tirou o atacante Falcao García, para que o colombiano fosse aplaudido de pé pelos torcedores que lotaram o Stade Louis II. E eles ainda tiveram tempo de ver Germain, nos acréscimos, fazer o segundo. Era a festa merecida do Monaco, campeão francês após 18 anos.